Como escolher palavras-chave? Te explicamos!

Como escolher palavras-chave? Te explicamos!

Um dos braços do SEO (otimização para motores de busca) é a keyword. Esse termo está relacionado com um grande instrumento de pesquisa, já que por meio de uma palavra em um motor de busca o seu cliente poderá obter respostas e solucionar problemas. Dessa forma, saber como escolher palavras-chave se torna essencial para uma boa estratégia de marketing digital.

As palavras-chave direcionam melhor o seu site, blog, canal em plataformas de vídeo, redes sociais etc. Com os termos escolhidos, a sua empresa conseguirá passar ao Google, por exemplo, qual o assunto do conteúdo disponibilizado em sua página, além de dar um salto à frente da concorrência, obtendo maior destaque no meio on-line.

Sendo assim, reunimos neste post as questões mais relevantes para levar em conta na hora de escolher as palavras-chave. Continue a leitura!

Persona

Entender a sua persona é extremamente importante para saber pensar como ela. Ao fazer essa definição, a sua empresa terá algumas informações de relevância como os principais objetivos, problemas, desejos, hobbies etc.

Da mesma maneira que você leva em consideração a persona para criar conteúdos que o engajem e sejam importantes para a sua rotina, com as palavras-chave não seria diferente. Dessa forma, é mais fácil ter em mente como ele vai buscar pela sua empresa ou pela categoria de produto ou serviço que você vende. Portanto, pense como os seus clientes!

Objetivo da estratégia

As suas palavras-chave também mudarão de acordo com a sua estratégia, pois os seus objetivos serão o seu guia. Por exemplo, se a sua intenção é aumentar as vendas, é possível utilizar termos como “comprar”, “resenhas”, “reviews”, “vantagens”, “adquirir”, entre outras opções.

Logo, lembre-se de, primeiro, ter bem alinhado qual o objetivo de marketing para, então, pensar nas keywords.

Concorrência

Sim, a análise de concorrentes não acaba somente na hora de planejar o seu produto ou as suas campanhas. A sua concorrência pode também utilizar a estratégia de marketing de conteúdo e, portanto, é importante analisar o que fazem e quais as palavras são utilizadas.

Você pode encontrar algum gap que nenhuma empresa tenha utilizado e, consequentemente, fazer dele a sua estratégia de diferenciação, por exemplo. Por isso, esteja sempre atento utilizando plataformas que ajudem nessa pesquisa, como o SEMrush, que permite analisar e monitorar os resultados orgânicos.

Tipos de palavras-chave

Outro ponto a ser levado em consideração quando pensamos nas keywords é que tipo usar. No marketing existem dois tipos: headtail e longtail. As headtails são palavras-chave com volume de buscas muito grandes, pois são compostas por uma ou duas palavras que representam um segmento como “comprar vinho”.

Em um primeiro momento pode imaginar que é uma forma de atingir várias pessoas, não é? No entanto, imagine a quantidade de concorrentes que vão utilizar esses mesmos termos? Por isso alguns gestores vêm investido mais no longtail, que são palavras mais específicas formadas por três ou mais palavras que, consequentemente, terão um volume de busca muito menor, mas serão mais certeiras.

Utilizando o mesmo exemplo, uma keyword longtail seria “comprar vinho tinto malbec safra 2008 online”. Mesmo que poucas pessoas realizem a busca, quando a fizerem, a probabilidade de conversão será maior.

Viu como existem diferentes formas que podem ajudar a escolher quais as melhores keywords para usar no seu negócio? É possível escolher por meio das personas, análise da concorrência, objetivos de estratégia e tipo de palavras-chave!

Agora que você já sabe como escolher palavras-chave certas, que tal começar a colocar a estratégia em prática? Quando bem executada, ela pode alavancar os resultados da sua empresa. Por isso, monte o seu planejamento e comece já!

Se você precisa de suporte na área de marketing para começar essa e outras estratégias, então deveria entender o que faz uma agência especializada e por que contratá-la!

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