O que é Zeitgeist e qual a relação com o marketing digital?

O que é Zeitgeist e qual a relação com o marketing digital?

Atualmente, o público deseja criar laços com as marcas e estar na mesma sintonia que elas. Então, é necessário que as empresas saibam entender as exigências atuais e como é possível formar vínculos. Por isso, é tão importante saber o que é Zeitgeist. Esse conceito vai ajudar bastante a compreender as tendências no comportamento dos consumidores, mercado e da sociedade em si.

Essa palavra é de origem alemã e significa “espirito da época”, ou seja, é o conjunto de elementos que formam o clima cultural e intelectual do mundo em um determinado período da história. Logo, esse conceito serve para orientar as ações de marketing para ter um melhor relacionamento com os players do mercado e saber quais características devem ser trabalhadas.

Veremos como o Zeitgeist pode ajudar o marketing a obter melhores resultados. Continue a leitura!

Zeitgeist atual e a sua influência

O marketing digital chegou não apenas como um novo meio para divulgar as marcas. Ele tem como principal objetivo criar relacionamentos duradouros com os seus clientes e encantá-los com valores em comum. Desse modo, ao compreender o Zeitgeist atual, é possível saber em detalhes como a sociedade está vivendo, o que influencia seu público-alvo e o que pode ser usado para criar laços verdadeiros com ele.

Por exemplo, existem quatro novas macrotendências que devem ser observadas e levadas em consideração no mundo de hoje:

  • transcengender: que transcende a questão de gênero;
  • youth mode: que não classifica mais as pessoas pela idade;
  • unclassed: que acaba com a segmentação por faixa de renda;
  • empoderamentos: que lutam pela igualdade em diversos setores.

Assim, as marcas que não compreenderem essas questões não saberão entender e conversar com o seu público, consequentemente, não o atingindo da forma ideal. Logo, os relacionamentos não alcançarão a profundidade necessária para gerar encantamento e fidelidade por parte dos consumidores.

Relacionamento com a difusão da informação

A tecnologia ocupa uma parte importante do Zeitgeist atual, afinal, vivemos em um mundo conectado no qual as informações são transmitidas rapidamente e por diversos canais. Comunicação por meio da internet é, hoje, a principal forma de se relacionar a distância.

Entender esse contexto e saber como a sua empresa e o seu público se inserem nele são vantagens competitivas que podem aumentar bastante o alcance das suas mensagens.

As redes sociais são as ferramentas que se mostram mais promissoras para a propagação de informações, já que no “espírito do tempo” em que vivemos, a maioria das pessoas tem acesso a essas mídias e as utilizam diariamente.

Assim, elas se tornam valiosas ferramentas de marketing, as quais também precisam ser avaliadas, para se conhecer as microtendências que envolvem o público e que são relevantes para ele. Com isso, a difusão das suas informações pode ter um alcance muito superior. 

Zeitgeist e as mídias sociais

Ao entender o Zeitgeist atual, como ele se desenvolve e como seu público está inserido nele, é possível usar as redes sociais como elemento-chave para criar ações de engajamento. O que deve ser pautado em campanhas que aliem as tendências e as preferências dos seus possíveis clientes, aumentando o nível do relacionamento e a fidelidade com a marca.

Como são redes sociais, as pessoas estão interligadas por afinidade e laços de amizade. Isso pode ser um catalisador para impulsionar o “boca a boca” virtual em volta das suas ações e valores. Se a sua empresa apoia certas causas que fazem parte do cenário atual, o público que admira esses ideais vai apoiar a sua marca e difundir entre os seus contatos, criando um buzz em torno das suas campanhas.

No mundo em que vivemos, com mudanças tão rápidas e repentinas, saber o que é Zeitgeist na atualidade e entender como ele se relaciona com a sua marca e o seu público pode ser a chave para ter sucesso nas estratégias de marketing. Então, esteja atento ao espírito do tempo e use esse conhecimento a favor do seu negócio.

Você gostou de conhecer como o Zeitgeist influencia o marketing? Então, compartilhe este post nas suas redes sociais e mostre esse conceito aos seus amigos!

Comments (1)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This