Entender o comportamento de compra dos consumidores é essencial para que certas estratégias de marketing sejam bem-sucedidas. Saber como as pessoas se relacionam com as marcas, produtos e serviços faz muita diferença no desempenho das campanhas e direciona a mensagem para onde é mais provável que ela seja aceita.
Isso pode parecer algo subjetivo, mas esse comportamento é baseado em fatores emocionais, sociais, culturais e psicológicos que inclinam alguém para concretizar uma compra. Então, conhecer essas influências e seus resultados é muito importante para atender as necessidades dos consumidores e fazer uma boa oferta do que é vendido.
Veremos agora o que mudou no comportamento dos consumidores e como observar esses novos padrões. Confira!
Principais mudanças no comportamento de compra
Hoje, os consumidores estão bastante conectados, o que aumenta o nível de informações que eles têm sobre os produtos e serviços, além da sua concorrência. Por isso, eles estão mais exigentes e decididos sobre o que querem e procuram conhecer todos os aspectos que envolvem a compra.
Ainda, essa proximidade com a tecnologia e as facilidades trazidas com ela, fizeram com que as compras on-line se tornassem a principal forma de consumo. Além da comodidade, praticidade e rapidez, os dispositivos móveis proporcionaram uma mobilidade que agiliza as compras, que podem ser feitas de qualquer lugar e momento.
Como essas alterações afetam os negócios
Com o aumento do uso de smartphones e internet móvel, o comércio fica disponível 24 horas, gerando uma maior disponibilidade e crescimento de vendas. Para que isso aconteça, é importante ter um site responsivo, que se adapte aos diferentes formatos de tela e facilite a navegação mobile, sob o risco de perder clientes para concorrentes mais bem preparados.
Além disso, existem fatores humanos que influenciam as decisões de compras e devem ser levadas em consideração. Entre eles, podemos citar:
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culturais: que constituem os valores adquiridos com a vida em sociedade;
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sociais: moldados pelas referências familiares, amizades, colegas de trabalho, entre outros;
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pessoais: são elementos constituídos pelas vivências e estado de vida atual de uma pessoa;
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psicológicos: envolvem motivação de compra, percepção das informações, experiências e crenças.
Essas questões devem ser estudadas para saber como lidar melhor com o público-alvo e estreitar as relações com ele.
Reconhecendo os novos padrões de compra
Para que isso seja possível, é preciso estar atento às particularidades de consumo e da vida do seu público. O que eles acessam; quais seus interesses; qual sua faixa de renda, necessidades e dificuldades etc. Também é necessário ter em mente que o consumo é uma ação que envolve múltiplos fatores, como as motivações e as condições atuais de vida.
A melhor forma para reconhecer os padrões é com pesquisas de mercado e observação dos hábitos. É possível analisar os atuais clientes ou recorrer à mineração de dados e o big data, que coleta informações anônimas dos usuários e as classifica por grupos. Ainda, as redes sociais são bons locais para analisar a interação e os interesses dos potenciais clientes.
As tecnologias mudaram bastante o comportamento de compra e continuarão a provocar alterações. Por isso, é imprescindível estar antenado nos hábitos on-line dos usuários e as condições socioeconômicas que o público enfrenta, além de conhecer quais avanços estão surgindo e como eles mudam o mercado.
Agora que você sabe quais são as mudanças no comportamento de compra, conheça a relação entre experiência do usuário e inteligencia artificial.