Como colocar meu site na primeira página do Google e ranquear mais?

Como colocar meu site na primeira página do Google e ranquear mais?

A popularização do marketing digital contribuiu para que empresas de todos os tamanhos possam ter uma boa exposição, principalmente na internet. Apesar disso, muitos gerentes de marketing ainda se perguntam: “como colocar meu site na primeira pagina do Google?”, pois desconhecem as estratégias para ficar entre os primeiros na mais importante ferramenta de busca atual.

Ao fazer uma pesquisa, a maioria das pessoas não passa da primeira página de resultados —  chamada também de SERP — e clica, apenas, em um dos links que está no topo.

Portanto, para ter visibilidade, é interessante estar com uma boa colocação nesse ranking para que o seu site não perca possíveis visitantes e oportunidades de negócio. Assim, usar as técnicas de Search Engine Optimization (SEO) e fazer uma boa otimização do seu site são passos fundamentais para melhorar o posicionamento nas buscas.

Veja agora algumas das estratégias mais usadas para ranquear páginas no Google. Boa leitura!

Palavra-chave correta

A boa escolha da palavra-chave é essencial para alcançar bons resultados. Palavras-chave mais curtas — ou short tails em inglês — são mais pesquisadas e mais disputadas, geralmente, por grandes empresas do setor relacionado à palavra.

Por isso, é necessário investir em palavras-chave de cauda longa — ou long tails em inglês, como “empresas de marketing que trabalham com redes sociais em São Paulo”. Esse é um exemplo de keyword mais específica e menos cobiçada.

Otimização de título

Esse elemento é muito importante para atrair a atenção dos leitores e agilizar a busca pelos resultados certos. O Google valoriza muito esse fator e ranqueia melhor as páginas que tenham títulos sucintos e com a palavra-chave relacionada ao conteúdo abordado.

Meta description

Essa é a descrição que acompanha o título nas páginas de resultados, que deve ser atraente para estimular o clique. Ela funciona como a fachada de uma loja, incentivando as pessoas a entrarem e conhecerem as ofertas. A meta description também ajuda os conteúdos a serem indexados pelo robô do Google. Ela deve conter a palavra-chave relacionada ao tema e descrever brevemente o conteúdo abordado na página. 

Link building

A quantidade de links que apontam para um site também é fator de ranqueamento. Quanto mais sites linkarem para o endereço de uma página, maior é a sua autoridade nos resultados.

Por sua vez, o buscador leva em consideração a autoridade dos sites que estão fazendo o link e, se eles tiverem uma boa posição nas pesquisas, vão conceder mais prestígio à página. Ainda, os links comentados pelos usuários também contam. 

Navegabilidade

A intenção do Google é proporcionar uma boa experiência de navegação. Para isso, prioriza os sites que tenham design, conteúdo e estrutura amigável e de fácil acesso. Páginas que demoram a carregar, por exemplo, podem ser penalizadas. Além disso, é muito importante facilitar o acesso por meio dos diferentes tamanhos de tela com um design responsivo, ou seja, que ajuste automaticamente os elementos da página ao dispositivo. 

Marketing de conteúdo

O trabalho para ficar nas primeiras posições do Google também envolve publicar conteúdo relevante, com uma boa escaneabilidade, palavras-chave inseridas, entre outros fatores. Uma estratégia de conteúdo é essencial para atrair tráfego e ganhar autoridade na sua área de atuação. Esse material ainda pode ser divulgado em outros sites e redes sociais, a fim de aumentar o alcance e a quantidade de links. 

Utilizando essas dicas você será capaz de responder à questão “como colocar meu site na primeira pagina do Google”. A partir disso, basta trabalhar as estratégias para subir no ranking e colher os frutos obtidos dessa posição privilegiada. Então, continue se informando sobre essas práticas e comece já a pô-las em ação para abrir seu caminho rumo ao topo.

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