ROI do marketing: saiba como calcular e otimizar!

ROI do marketing: saiba como calcular e otimizar!

Saber como medir o ROI do marketing é fundamental para avaliar o sucesso ou não das ações de marketing e realizar eventuais correções de estratégia até alcançar uma melhor performance nos resultados da área.

Por isso, neste post, você vai encontrar como calcular o ROI do marketing para saber se as suas ações estão sendo bem-sucedidas e como otimizar os resultados.

Mas, primeiramente, é preciso explicar o conceito e como o cálculo é realizado. Vamos lá?

Cálculo do ROI

O ROI — Return On Investment ou Retorno Sobre o Investimento em português — é uma métrica que mostra o quanto a empresa ganhou monetariamente com o valor que foi investido. Veja abaixo a fórmula para o seu cálculo:

ROI = ganhos obtidos – custo do investimento / custo do investimento

Para ficar mais fácil de assimilar na prática, imagine que a sua empresa investiu R$5.000,00 em campanhas digitais e que, com isso, ela teve um retorno de R$12.000,00.

ROI = 12.000 – 5.000 / 5.000

ROI = 1,4 * 100 (para saber a porcentagem)

ROI = 140%

No exemplo acima, a sua empresa teria um ROI de 1,4 vezes o valor investido, ou de 140% de retorno.

Dicas para melhorar o desempenho

Para melhorar o retorno sobre o investimento em marketing, a sua empresa deve buscar tirar o maior proveito possível das campanhas aprovadas, ou seja, obter mais ganhos e diminuir custos para aumentar a lucratividade.

Utilize ferramentas de automação

As ferramentas de automação podem auxiliar bastante na otimização de campanhas. Esse tipo de ferramenta, dependendo da modalidade e da marca escolhida, possui uma série de funcionalidades voltadas para o melhor aproveitamento de campanhas, aumento de taxas de conversão, diminuição de custos e geração de relatórios com dados para cálculo de ROI.

Faça análise avançada de dados

Utilize o BI — Business Intelligence ou Inteligência de Negócios em português — para compreender o seu público, o comportamento e o desempenho de suas ações, trabalhando sempre com base em análise de dados concretos. Com o apoio do BI, é possível fazer campanhas mais segmentadas e direcionadas para o público certo, no momento certo.

Segmente o público

Faça a segmentação do público com base em informações concretas. Para ter um retorno bom sobre o investimento é essencial que a sua campanha atinja as pessoas almejadas, aumentando a eficiência de sua ação, diminuindo os custos e, assim, crescendo os ganhos obtidos.

Além de um estudo de mercado, você poderá usar informações coletadas em CRM, redes sociais e ferramentas de automação de marketing que tenham a funcionalidade de captação e segmentação de leads.

Dependendo do tipo de ação que será efetuada, é possível realizar segmentações ricas em detalhes. Buscar atingir o público correto é mais eficiente para otimizar os seus resultados do que utilizar mais verba para grandes quantidades não segmentadas de pessoas.

Vale mencionar, ainda, a importância de contratar uma empresa especializada no ramo para obter resultados de alta performance e melhorar o ROI do marketing. Contar com profissionais experientes pode facilitar e diminuir o tempo de alcance de resultados na área.

Agora que você entende melhor sobre o ROI do marketing, já pode entrar em contato com a gente para conhecer como nossos serviços podem aumentar a performance de seu negócio. Basta acessar a nossa página!

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