Como analisar os resultados de marketing para tomadas de decisão?

Como analisar os resultados de marketing para tomadas de decisão?

Saber como avaliar os resultados do marketing é a forma mais precisa para ter noção se as suas campanhas estão indo bem e tomar melhores decisões para o futuro da sua empresa. Por meio dos dados coletados, pode-se verificar quais ações são mais ou menos eficazes para atingir o seu público-alvo.

Contudo, muitos empresários ainda não dão o devido valor para essa etapa, perdendo tempo com planejamento e deixando as estratégias às cegas. É preciso ter mais profissionalismo nessa área e aprender como analisar os seus números para melhorar o retorno que é esperado com o marketing.

Por isso, veremos agora qual o papel dessa avaliação e como realizá-la. Confira!

Qual é a importância da análise dos dados?

Atualmente, o marketing digital ocupa lugar de destaque dentro das empresas devido ao seu maior controle nos gastos e no acompanhamento das ações. Logo, esse monitoramento pode ser feito durante ou depois das campanhas, o que permite ajustes e modificações antes que o investimento seja perdido.

Se o seu objetivo planejado é gerar mais leads, converter mais clientes ou aumentar o reconhecimento da sua marca, as ações precisam ser avaliadas para saber se esse plano está no caminho certo. Então, ter ferramentas e saber interpretar os dados é fundamental para garantir que as suas metas sejam alcançadas com o orçamento estipulado.

Como é possível avaliar os resultados do marketing?

Existem diversas ferramentas que servem para analisar os dados e conceder informações valiosas para uma melhor tomada de decisões. Elas vão depender do canal que está sendo usado para realizar as estratégias, seja site, blog, redes sociais, e-mail marketing, SEO etc.

O Google Analytics é um dos principais e, com ele, é possível reunir e verificar dados do site ou de um aplicativo. Além dele, há o Hubspot, que concede soluções para o Inbound Marketing; o MailChimp, para campanhas de e-mail; e mais uma infinidade de outras opções, tanto pagas quanto gratuitas. Vale também se aproveitar dos relatórios concedidos pelas redes sociais, como Facebook, Twitter e Instagram.

Quais são as métricas mais importantes?

Para usar as ferramentas de monitoramento e análise de dados, é importante conhecer os parâmetros de avaliação para cada tipo de situação. São fórmulas simples que traduzem os dados em informações reais que podem ser usadas na orientação das campanhas. Vejamos algumas delas.

ROI

Sigla para Retorno Sobre o Investimento, ela engloba todos os custos que envolvem uma determinada campanha. Por isso, é uma das métricas mais importantes no marketing digital, já que mostra o quanto é ganho sobre o que foi investido inicialmente. A fórmula é simples: retorno menos investimento dividido pelo investimento.

CAC

Ela significa Custo de Aquisição do Cliente, ou seja, quanto é gasto para conseguir um novo consumidor para o seu negócio. Se esse valor estiver alto, é preciso tomar atitudes para diminui-lo e obter uma margem melhor. Para calculá-lo, basta somar tudo o que foi gasto em um período e dividir pela quantidade de clientes conquistados.

Taxa de conversão

Essa métrica revela a efetividade das suas ações, seja o download de um material, cliques em um botão, acessos a uma página ou as vendas concretizadas. Para conhecer essa taxa, divida o número de conversões pelo total de visitantes ou cliques feitos em um anúncio, por exemplo.

Taxa de rejeição

Ela representa a quantidade de usuários que abandonaram a navegação do seu site sem sair da primeira página. Se esse percentual estiver alto, é necessário rever a qualidade do site e pensar em novas maneiras de manter as pessoas nele. Para conhecer esse número, é preciso dividir as sessões de página única por todas as visitas feitas.

Deu para perceber qual é a importância de avaliar os resultados do marketing digital? Eles demonstram bem como as suas ações estão caminhando e dão noções de como elas podem ser melhoradas. Existem muitas outras a depender dos seus objetivos. Por isso, conheça aquelas que são relevantes para a sua estratégia e bom trabalho!

Agora que você viu como avaliar os seus dados, veja 4 passos para otimizar os resultados do seu setor de marketing e tenha retornos ainda melhores!

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