5 ferramentas do Google para potencializar o marketing da empresa

5 ferramentas do Google para potencializar o marketing da empresa

Atualmente, o marketing dispõe de uma infinidade de softwares para auxiliar nas mais diversas tarefas. Eles são muito importantes para a empresa manter uma vantagem ou igualdade em relação à concorrência.

Contudo, muitas delas são caras ou não atendem todos os requisitos esperados, e é por isso que as ferramentas do Google se destacam no mercado. No geral, elas são gratuitas, bem completas e satisfazem muitas necessidades.

As aplicações do gigante das buscas englobam vários recursos em diferentes produtos, que se tornam especialmente úteis para os profissionais do marketing. Com o intuito de facilitar o trabalho, muitas empresas adotam ferramentas de organização, planejamento e análise, entre outras, tudo sob uma marca que garante excelência e eficácia nos resultados.

Confira agora uma lista com os serviços do Google que mais ajudam o marketing. Boa leitura!

1. Forms

As famosas planilhas do Google são um método prático e eficiente de registrar, organizar, localizar e compartilhar dados com todos os membros da equipe. Ela pode substituir alguns serviços mais caros que fazem acompanhamento de campanhas, basta um colaborador comprometido com a atualização da planilha e todas as suas informações estarão seguras na nuvem.

Elas são especialmente úteis para criar listas de tarefas, sobretudo no marketing de conteúdo

2. Trends

Essencial para as estratégias de SEO, ele permite a visualização dos temos mais populares nas pesquisas, em um determinado período, país ou região. Ainda é possível fazer comparação de palavras-chave para descobrir qual delas é mais pesquisada, além de mostrar assuntos em alta e outras buscas relacionadas ao termo procurado.

Por isso, essa é uma ótima ferramenta para escolher palavras-chave para conteúdos e entender as sazonalidades nas buscas.

3. Analytics

Uma das mais famosas e adoradas ferramentas do Google, ela é uma grande fonte de dados para conhecer o desempenho de sites e blogs. Dessa forma, consegue-se entender o comportamento dos usuários, como eles estão interagindo com seus conteúdos e como chegaram até a sua empresa.

Com os relatórios do Analytics, é possível ter conhecimento detalhado sobre o desempenho do site ou blog, em um determinado espaço de tempo. 

4. Alerts

Essa é uma das mais simples, mas é bastante útil para ter noção do reconhecimento da marca e ser avisado todas as vezes que alguém citá-la. Basta programar quais termos você deseja que sejam monitorados e o Alerts do Google avisará quando detectar algum material com esses assuntos.

Assim, você consegue ficar de olho não só na sua marca, mas em concorrentes ou novidades sobre temas do seu interesse. 

5. Google Search Console

Reúne diversos recursos úteis para entender a situação de sites e blogs em relação ao Google. Ele é essencial para o trabalho de SEO, pois, mostra se o buscador está mapeado corretamente as suas páginas ou se algum problema está impedindo o melhor posicionamento nos resultados.

Ainda, o recurso Search Analytics mostra diversas métricas importantes para acompanhar o ranqueamento. Entre elas: desempenho de palavras-chave; backlinks; links quebrados e muitos outros.

As ferramentas do Google são realmente admiráveis. Elas funcionam muito bem, têm um desempenho estável e solucionam uma série de demandas que os profissionais de marketing têm que enfrentar todos os dias. Por isso, aproveite bastante os benefícios dessas e de outras aplicações do gigante das buscas. 

Você conhece outras ferramentas importantes? Quer expressar sua opinião sobre alguma delas? Deixe seu comentário no post e participe da conversa!

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