O efeito da Inteligência Artificial na mídia digital

Na era contemporânea que estamos vivendo, testemunhamos a evolução acelerada da tecnologia transformando profundamente o cenário da mídia digital. E no centro dessa grande revolução se encontra a inteligência artificial (IA), uma força poderosa que está redefinindo a maneira como as agências de propaganda e marketing navegam por esse universo em constante mudança.

Pensando nisso, neste artigo, exploraremos quais estão sendo os principais impactos da IA na mídia digital. Explicaremos também como as agências podem aproveitar esses efeitos a favor dos seus clientes, impulsionando resultados positivos. Portanto, prepare-se para entender melhor como a mídia digital está em constante evolução com o apoio da inteligência artificial, e quais oportunidades que isso traz para o futuro dos negócios. Aproveite e tenha uma ótima leitura!

O que é inteligência artificial? 

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Essa, por incrível que pareça, ainda é uma pergunta feita frequentemente pelas pessoas ao Google, e nós estamos aqui para tentar esclarecer de uma vez por todas, vamos lá?

A inteligência artificial (IA) é um ramo da computação que se dedica a criar sistemas que conseguem pensar e aprender como as pessoas.

E normalmente a IA é dividida em dois principais grupos:

  1. Sistemas com regras: eles usam instruções lógicas para tomar decisões;
  2. Sistemas com dados: esses usam algoritmos de aprendizado para encontrar padrões em muitos dados.

Essa tecnologia pode ser aplicada em várias áreas, tais como:

  • Chatbots: são robôs que conversam com a gente;
  • Reconhecimento de imagens: ele consegue entender o que tem em uma imagem;
  • Diagnóstico médico: ajuda os médicos a saber o que está errado;
  • Assistentes virtuais: como a Siri, Alexa e Google Assistant;
  • Sugestões de coisas para você: como a Netflix, Amazon Prime e Spotify já fazem;
  • Reconhecimento de fala: onde o computador entende o que dizemos;
  • Carros sem motorista: ou seja, carros que dirigem sozinhos (sim, já existe!).

O aumento da presença da IA nas ferramentas de comunicação

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À medida que a inteligência artificial prossegue em sua jornada de transformação em nosso cotidiano, seu impacto ganha destaque na esfera da comunicação. Um exemplo vivo desse fenômeno está no surgimento de ferramentas como o ChatGPT e o Jasper, sendo basicamente duas plataformas movidas pela IA e que estão redefinindo a maneira como compartilhamos informações diariamente.

Mudando as conversas conforme o que cada pessoa precisa, essas soluções tornam a comunicação mais rápida e muito mais eficiente, levando a comunicação para uma nova era de tecnologia. Essa forma de se comunicar, apesar de facilitar a obtenção e o compartilhamento de informações, também faz com que a gente se pergunte se as conversas são tão reais, já que envolvem máquinas. No entanto, não podemos ignorar que a inteligência artificial veio para ficar, e suas mudanças na forma como nos comunicamos serão grandes e duradouras.

Entenda como a inteligência artificial está transformando a maneira como nos comunicamos

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Embora muitos especialistas no assunto não acreditem que as pessoas serão completamente trocadas por máquinas, a inteligência artificial está causando muita mudança na forma como a gente anda se falando. Hoje em dia, esses ajudantes automáticos, como o ChatGPT, estão ficando mais comuns na internet. Eles dão aos clientes a vantagem de ter auxílio o tempo todo, dia e noite, e oferecem às empresas uma maneira de economizar dinheiro na mídia digital.

No entanto, mesmo que esses robôs não consigam tomar o lugar das nossas conversas humanas, eles têm muito poder para trabalhar rápido e analisar informações complicadas, o que está causando muita agitação na área de comunicação. E uma coisa já é certa: mais e mais negócios já estão usando a inteligência artificial para melhorar a experiência dos clientes, e isso crescerá cada vez mais, então é extremamente importante estar por dentro do assunto.

Tudo isso está fazendo muita gente falar sobre como a IA afeta os empregos e os profissionais de comunicação e marketing. E seja como for, é certo que a inteligência artificial está fazendo uma grande diferença e isso não parará tão cedo.

Pontos positivos e negativos da IA na atualidade

Apesar das coisas boas, como ideias novas e ajudar a resolver problemas de maneira rápida, a inteligência artificial é um assunto que muita gente ainda não tem confiança e que está sendo tema de discussões, seja de pessoas leigas até especialistas. 

Tem um filme chamado “O Dilema das Redes” na Netflix, feito em 2020, que mostra o quanto a IA pode ser perigosa e muito prejudicial quando não usada corretamente e com moderação. Este filme mostra inclusive que ela pode fazer as pessoas acreditarem em coisas falsas, como um exemplo que bombou recentemente na web do Papa vestindo uma jaqueta puffer ou então a notícia que o ex-presidente dos EUA, Donald Trump havia sido preso. Além da inteligência artificial também fazer jogos mentais que podem enganar os seres humanos e se proliferam com rapidez na mídia digital.

Uma coisa importante sobre a inteligência artificial são os algoritmos. E com as pessoas que usam redes sociais também sendo consideradas criadores de conteúdo é bastante arriscado. Fazendo com que as notícias falsas possam ser espalhadas cada vez mais rápido com a ajuda dos algoritmos controlados pela IA.

Tudo isso pode nos fazer seguir o que os computadores querem. Os famosos jogos mentais podem mexer com as nossas decisões, e a gente fica mais vulnerável a essa tecnologia. Ou seja, é preciso ter muita cautela com a inteligência artificial, assim como com todas as outras. Então, fica aí o alerta!

6 principais benefícios da inteligência artificial na mídia digital

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Certamente você já deve ter escutado ou até mesmo falado por aí que a IA tirará nossos empregos, não é? Mas na realidade, essa tecnologia tem um enorme potencial para melhorar sua rotina profissional diária e nós vamos te mostrar abaixo. Confira!

  1. Decisões baseadas em dados e mais ágeis

Já pensou naquela grande quantidade de informações e dados que você precisa olhar sempre para conseguir tomar decisões sobre o que fazer na área do marketing? Pois é, a IA pode fazer isso por você!

Essas ferramentas costumam analisar dados de muitos lugares diferentes e percebem como as coisas estão acontecendo com mais facilidade do que muito humano por aí, logo ajuda a ver coisas sob uma nova percepção e ainda te dá vários novos insights. 

  1. Conteúdo feito sob medida

A própria inteligência artificial, utilizando chatbots e ajudantes virtuais, conseguem coletar informações das pessoas que têm interesse no que você oferece. Desta forma, ela observa o que essas pessoas curtem, o que estão buscando e também o que precisam.

Ou seja, ao obter todos esses detalhes, você pode aproveitar as informações para ajustar cada vez mais o conteúdo que você compartilha, tornando-o ainda mais atrativo para o público. Isso significa que você consegue falar diretamente com o que o pessoal quer, sem perder tempo e também dinheiro com aqueles conteúdos – sejam eles patrocinados ou não – que não trazem nenhum lead qualificado.

  1. Melhoria no relacionamento com os clientes

As máquinas são de grande importância quando se trata de atender aos clientes, já que elas estão disponíveis 24 horas por dia, todos os dias da semana.

Isso significa que sempre há alguém pronto para cuidar das necessidades dos clientes, permitindo que os funcionários disponham de mais tempo para lidar com tarefas muito críticas e urgentes. Dessa forma, a equipe pode se concentrar melhor em resolver questões importantes e garantir que os clientes estejam satisfeitos. 

Sendo assim, com auxílio do suporte contínuo das ferramentas de inteligência artificial, a experiência do cliente melhora e a equipe pode trabalhar de forma ainda mais eficaz.

  1. Redução significativa de falhas

A inteligência artificial é uma grande aliada para evitar esses erros bobos que muitas vezes passam batido na nossa rotina cheia de afazeres.

Imagine só, quando as ferramentas entram com os dados dos clientes no sistema automaticamente, sem precisar que a gente digite. Isso significa que os erros de digitação, palavras escritas erradas ou informações trocadas simplesmente não acontecem. Com essa ajuda, você pode ficar tranquilo sabendo que os dados estão corretos e o trabalho flui de forma mais eficiente, sem problemas causados por pequenos deslizes.

  1. Aumento nos lucros das campanhas

Cada vez que sua empresa realiza uma campanha, isso impacta as pessoas e transforma algumas em clientes. Mas quando a inteligência artificial entra em ação, os resultados ficam ainda melhores.

Isso acontece porque você terá análises mais exatas, um jeito mais legal de tratar os clientes, conteúdos super específicos e a equipe usará melhor o tempo, fazendo mais coisas.

Por causa disso, o retorno do que você investe, também conhecido como (ROI) aumentará. Isso acontece porque as estratégias vão custar menos e trazer mais ações de qualidade.

  1. Automatização de atividades e ganho de agilidade

Por fim, a inteligência artificial pode cuidar daquelas tarefas mais “chatas” e repetitivas que fazemos diariamente, como mandar e-mails, fazer relatórios e organizar propagandas.
Ou seja, isso permite que os profissionais de marketing fiquem com mais tempo livre para se concentrar em coisas mais importantes e que precisam ser feitas logo. #FicaADica

Agência Mantra: sua parceira na era da inteligência artificial. Vem com a gente!

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Ao explorarmos o impacto da Inteligência Artificial na mídia digital, fica claro que a evolução tecnológica redefiniu as estratégias de marketing e a comunicação de forma geral. Então, se você está em busca de uma agência que compreenda plenamente esse cenário em constante transformação e saiba aplicar de maneira eficaz a IA para impulsionar o crescimento do seu negócio, a resposta é clara: a Agência Mantra.

Há 9 anos, somos pioneiros em publicidade e marketing digital, e entendemos a importância de incorporar a IA inteligentemente nas campanhas. Com um olhar voltado para o futuro, nossa equipe capacitada não apenas compreende as nuances dessa tecnologia, mas também a coloca em ação de maneira estratégica para alcançar os melhores resultados. Então não há mais dúvidas, se você quer fazer o seu negócio decolar, entre em contato e vem com a gente! 

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