Pesquisa de mercado e concorrência: saiba como fazer

Em tempos tão competitivos como os dias de hoje, todos os subsídios são válidos para que uma empresa melhore os seus processos e realinhe as suas estratégias de acordo com as melhores práticas vigentes. Especialmente após a crise econômica, fazer uma boa pesquisa de mercado se tornou imprescindível para quem quer garantir a sua sobrevivência.

O problema é que muitos empreendedores e gestores não conhecem muito bem esse conceito e sabem menos ainda como aplicá-lo ao seu cotidiano. No entanto, com alguns conhecimentos simples, você pode virar esse jogo. Ficou interessado? Então confira o conteúdo que preparamos sobre o tema!

O que é benchmarking?

Antes de pensar em fazer uma pesquisa de mercado, você precisa entender alguns conceitos e o de benchmarking é um dos mais importantes deles. Podemos entender esse termo como um processo de investigação que as empresas utilizam para avaliar, de maneira sistemática, se os seus processos internos e produtos são competitivos com a realidade do seu segmento.

A ideia principal não é que você copie o que os outros estão fazendo, mas sim que use esses dados para apender com as melhores práticas do setor e, dessa forma, aprimorar o seu funcionamento. Um bom benchmarking foca em quem está se destacando, como os líderes do setor e as organizações inovadoras que estão conquistando o seu espaço.

Quais são os tipos de pesquisa de mercado?

Pesquisa primária

Em linhas gerais, podemos dizer que existem dois tipos de pesquisa de mercado e um deles é a pesquisa primária. O objetivo principal dessa modalidade é a coleta de informações sobre os resultados das vendas da empresa, analisando o quão eficazes estão sendo as ações e a equipe de marketing.

O método de coleta de dados pode incluir entrevistas feitas pessoalmente, por meio de formulários no ambiente físico ou por telefone, questionários no site oficial da empresa e nas redes sociais e também uma apreciação com grupos focais que reúnam uma amostra de potenciais consumidores ou clientes.

Pesquisa secundária

Já a pesquisa secundária tem como objetivo principal a análise dos dados que já foram publicados anteriormente por outras grandes instituições da área, como o IBGE e o IBOPE no Brasil. Dessa maneira, torna-se possível identificar melhor os concorrentes, estabelecer novas referências e localizar alvos mais segmentados.

Ou seja, você pode trabalhar melhor esses segmentos, pois eles representam justamente aquela parcela da população que se enquadra em sua atuação demograficamente falando.

São pessoas que vivem um determinado estilo de vida, com um padrão de comportamentos especiais ou que se enquadram em alguma faixa etária específica.

Quais dados buscar no mercado?

Além de conhecer o conceito de benchmarking e os tipos de pesquisa, também é muito importante que você saiba quais são os dados que você deve buscar no mercado. Isso é imprescindível, pois você não deve gastar recursos ou tempo procurando informações que não possam efetivamente contribuir para o sucesso do negócio.

Foque, por exemplo, em entender porque os clientes compram nos líderes do seu segmento ou quais são os produtos que são mais vendidos no seu ramo. Descubra a origem do tráfego de consumidores, as práticas de marketing e os demais atributos, como o preço praticado e os diferenciais competitivos.  

Esses são os tipos de pesquisa de mercado e tudo o que você precisa saber para ter sucesso. Gostou deste conteúdo? Então confira o nosso artigo sobre branding

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