Entenda como escolher o canal de comunicação mais apropriado para o seu negócio

A mensagem é fundamental na hora de elaborar uma campanha de marketing, mas também é importante escolher o canal de comunicação mais adequado para cada tipo de negócio. De nada adianta ter um conteúdo coerente e interessante, se ele estiver exposto em um meio de comunicação alheio aos interesses do público-alvo!

Para dar o primeiro passo rumo ao sucesso, é fundamental entender os detalhes de uma boa comunicação, os objetivos da abordagem e quais pessoas precisam ser atingidas. Quer ficar por dentro desse assunto? Então confira o post de hoje!

Conheça o seu público

Se você não sabe onde o seu público está, sua rotina e os seus hábitos, é impossível fazer uma análise sobre o meio em que deve investir.

Internamente, é sempre bom acompanhar os hábitos dos colaboradores por meio de pesquisas e comunicados internos, sem esquecer do e-mail e das redes sociais como forma de relacionamento expansivo, para além das fronteiras da empresa.

No caso do público externo, é preciso entender também as suas influências e como elas atuam no poder de decisão. 

Descubra as possibilidades de adaptação

Quando se trata de comunicação, é proibido falar em “oito ou 80”. Mesmo que o produto seja voltado para um público de televisão — ou que a maioria esteja engajada com alguma mídia social —, sempre existe a possibilidade de atingir outras mídias, desde que o orçamento permita. Por falar nisso, para poupar recursos financeiros, que tal pensar em mensagens curtas nas mídias sociais, anúncios mais abrangentes, e-mails de elicitação ou marketing de conteúdo

Dificilmente, essas estratégias têm um custo alto e exigem grandes investimentos. 

Busque variar as ações

Ao  descobrir maneiras de se adaptar, é essencial variar as ações para sentir a temperatura e a aceitação da mensagem. Acrescente canais e analise quais deles trarão melhores resultados ao tipo de comunicação que a empresa precisa. Caso não tenha certeza, vale a pena fazer um teste antes de apostar todas as fichas em uma estratégia que pode não ser bem aceita. 

Identifique as semelhanças e diferenças entre os canais de comunicação

Redes sociais tendem a ter uma certa semelhança de público, embora algumas — como o Facebook — sejam mais expansivas e possuam características de comunicação de massa. Portanto, identificar a semelhança entre um comunicado na revista interna — ou um post na página da empresa — é essencial para evitar a repetição de ações. 

Esse item também é importante para quem precisa atingir públicos diferentes. Talvez a procura por um profissional precise ser realizada no LinkedIn, o que difere da busca por interessados em adquirir um produto. Com esse pensamento abrangente sobre canais de comunicação, é possível avaliar a necessidade de investimentos ou a capacidade de atingir o objetivo da comunicação — seja ela interna ou externa. 

Conhecendo cada canal de comunicação, o público e o produto oferecido, é possível ter clareza do objetivo do marketing e como ele poderá se adaptar às mais diversas situações, sempre com a necessidade de colher o máximo de cada meio ou abordagem. Portanto, lembre-se de que é inadmissível “atirar para todos os lados” sem ter , ao menos, uma previsão das possibilidades de alcançar o objetivo.

Se você pretende saber mais sobre formas de atingir o público certo para seu negócio, melhorar a comunicação e o marketing, assine nossa newsletter e receba conteúdos incríveis por e-mail! 

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