Diante de um mercado volátil, complexo e cada vez mais competitivo, a busca constante de alta performance e diferenciação é crucial para que o negócio — independentemente de seu porte ou segmento — se mantenha saudável e lucrativo.
Nesse âmbito, uma rotina voltada para a análise de dados certamente desponta como uma postura determinante à gestão eficiente da empresa.
Neste post, você entenderá a importância de monitorar processos e acompanhar os indicadores do negócio, conhecendo os desdobramentos práticos e os resultados esperados — a curto, médio e longo prazos — de uma gestão consistente e marcada pela visão ampla. Vamos lá?
Por que é importante valorizar a análise de dados?
Se houve um tempo em que gerir um negócio próspero não demandava a padronização de processos, a transparência operacional e o controle conciso de indicadores e resultados, esse período certamente ficou no passado.
No mercado moderno, profissionalizar a gestão e ter vasto acesso às informações estratégicas da empresa são condições inegociáveis para que a organização cresça de forma sustentável e perene. Sujeitar seus resultados ao amadorismo é um risco fatal à longevidade do seu negócio!
Em um ambiente dinâmico, que passa por transformações o tempo todo, novas ferramentas tecnológicas despontam como oportunidades valiosas de diferenciação: a análise de dados, por exemplo, ascende como uma rotina imprescindível à boa gestão, permitindo que toda a cadeia produtiva, da gerência à operacionalização, seja visualizada de forma consistente, evitando prejuízos e maximizando o desempenho.
Engana-se quem pensa que o monitoramento só é possível (e viável) em grandes corporações. Toda e qualquer empresa reúne cotidianamente uma miríade de informações estratégias ao segmento e ao próprio negócio — ainda que não as perceba ou não as trabalhe com o rigor necessário.
Quais são os benefícios da análise de dados?
1. Permite que você conheça o mercado e o cliente com mais propriedade
Acompanhar e analisar os dados do negócio possibilita que você tenha mais segurança para fazer inferências a respeito das tendências de mercado e entender as reações do seu consumidor em determinado período de tempo.
Questões como sazonalidade, ticket médio (valor gasto por compra) e taxa de retorno são métricas importantes para que sejam desenvolvidas ações de marketing consistentes, por exemplo.
2. Garante que você tome decisões com mais consciência e assertividade
A partir de dados críveis, que refletem o seu negócio com clareza, as suas decisões serão certamente mais orientadas e certeiras, gerando resultados mais sólidos e em menos tempo.
3. Evita que falhas não identificadas acarretem prejuízos significativos
É totalmente possível que, uma vez imerso em seus processos rotineiros, falhas produtivas ou operacionais escapem à sua visão cotidiana.
Ao analisar os dados do negócio, porém, esses desvios são facilmente identificados e podem ser prontamente corrigidos, evitando prejuízos.
Quais ferramentas utilizar para analisar os dados do negócio?
A tecnologia é a grande aliada dos gestores modernos. Use e abuse dos mecanismos que coletam, reúnem e consolidam dados de mercado, sobre o negócio e sobre os clientes.
Há muito o que explorar, e um horizonte promissor se abre àqueles que se aventuram no universo das estatísticas!
Por fim, vale lembrar algumas das ferramentas mais utilizadas pelos empreendedores engajados:
- redes sociais (Facebook, Twitter, Instagram etc.), muito apropriadas para visualizar tendências e conectar consumidores a marcas;
- Web Analytics, que fornece métricas para controle de tráfego e navegação, avaliando interesse e comportamento;
- Business Intelligence, que se refere à inteligência de negócios que suporta análises profundas sobre a situação da empresa e suas possibilidades de crescimento.
Diante de tantos desafios, as empresas da atualidade precisam se conscientizar da importância determinante da constante análise de dados, sob o risco de comprometer o desempenho e arriscar a saúde do negócio.
Gostou do conteúdo? Então curta-nos no Facebook e fique sempre por dentro das novidades!
Mídias sociais são, como próprio nome diz, os meios.