Dicas de livros que todo criativo precisa ler

Você quer descobrir o segredo de sentar em frente a uma página em branco no computador, fugir do bloqueio criativo e escrever grandes histórias? Nada melhor do que exercitar a mente com alguns livros sobre criatividade que têm como principal objetivo indicar diferentes caminhos para alcançar peças cheias de autenticidade.

Todos nós somos criativos, sabia? Pois é! Por mais que algumas pessoas sejam identificadas como mais destemidas do que outras, todos nós temos essa habilidade, a diferença está em quem deixa isso fluir dentro de si ou não. Inclusive, a escritora Elizabeth Gilbert costuma dizer que “se você está vivo, então é criativo”.

Porém, manter-se inspirado nem sempre é uma tarefa fácil, ou seja, é preciso estar atento aos detalhes, ter curiosidade para pesquisar, ouvidos atentos para escutar e vontade de aprender. Por isso, no artigo de hoje, listamos algumas dicas de livros que todo criativo precisa ler. Então, prepare-se para conhecer os melhores livros sobre criatividade do mercado. Vamos lá!

 

Aprenda a inovar

Quem é da área da publicidade, normalmente gosta de ser inédito nas suas criações, tem sede pelo movimento da inovação, busca especialmente fazer uma comunicação diferente das comuns. Isso já é ser publicitário – se não for por formação, é pelo talento. E nesta trajetória, uma das melhores formas de aprender e ir para novos caminhos, além de se dedicar à experiência prática, é estudar, ler e desenvolver um olhar crítico e atento. Tornando-se, desta maneira, criativo o suficiente para reinventar o que já foi feito e instigante para continuar sempre aprendendo.

 

10 livros que todo criativo deve ler

Confira abaixo alguns títulos que sugerimos e aprenda com cada um deles. Eles reúnem dicas teóricas e também práticas para você explorar a sua capacidade de ser criativo.


  • Roube como um artista – Austin Kleon

Na linha de motivar o processo criativo das pessoas, a obra de Austin Kleon, um autor mundialmente conhecido quando falamos de simplicidade e grandes ideias sem perder a qualidade nas peças, é uma ótima dica.

O seu livro, “Roube Como um Artista”, é reconhecido e fortemente recomendado em aulas de cursos de publicidade e propaganda, por exemplo, com o principal objetivo de ajudar os alunos em suas produções e também usar as mesmas técnicas nos seus próprios trabalhos.

Basicamente ele ensina em 10 lições simples como aplicar as suas melhores ideias. No decorrer do livro, você terá vários insights. Este é um livro de fácil leitura, pois é curto e possui uma ótima escaneabilidade.


  • Criatividade S.A. – Ed Catmull 

Se você é uma pessoa que sempre teve curiosidade para saber qual é a fórmula do sucesso por trás dos filmes como Toy Story, Procurando Nemo ou Monstros S.A., por exemplo, em “Criatividade S.A.”, o autor Ed Catmull conta a trajetória de sucesso do mais lucrativo e importante estúdio de animação da atualidade, a famosa PIXAR, que ele ajudou a fundar, ao lado de John Lasseter e Steve Jobs, no ano de 1986.

Desde os encontros entre a equipe até as sessões de brainstorm, Catmull mostra neste livro, que é um verdadeiro guia definitivo para quem está em busca de inspiração para os próprios negócios, como se constrói uma cultura de criatividade. Vale a pena a leitura, viu?


  • Mostre seu trabalho – Austin Kleon

O mesmo autor de “Roube Como um Artista”, anos depois, lançou o livro “Mostre seu Trabalho”, que segue a mesma proposta de oferecer aos seus leitores dicas rápidas para usarem das formas mais criativas para mostrar ao mundo os seus trabalhos.

Então, se você está com ótimos trabalhos por aí, não sabe como expor e deseja apresentar seus produtos ou serviços de maneira efetiva e com aquele toque de criatividade que não pode ficar de lado, este é o livro ideal para dar aquela famosa “mãozinha”.


  • Storytelling: Histórias que deixam marcas – Adilson Xavier

Os consumidores estão cada vez mais desatentos, principalmente por conta do excesso de informações e estímulos do mundo hoje em dia. Sendo assim, para captar sua atenção, para gerar engajamento e principalmente vendas, os profissionais de comunicação e marketing têm reforçado bastante o storytelling nas suas campanhas. Ou seja, a criação de histórias em torno dos produtos e das marcas no geral.

A Coca-Cola, Apple, Disney, Havaianas, Nike e a Ford, são excelentes exemplos de marcas contadoras de histórias. Logo, é essa grande semelhança que as colocam no mesmo patamar de marcas influentes em várias frentes do mercado. E é sobre este assunto que o livro “Storytelling: histórias que deixam marcas” trata.

Storytelling basicamente é o conceito que representa tanto a técnica quanto a arte de narrar uma história. É a formulação híbrida que o autor e publicitário Adilson Xavier, examina por completo ao analisar cada uma das etapas da estrutura narrativa. Além disso, o storytelling é a estratégia de comunicação que acaba englobando todo o plano de comunicação por trás de uma marca. Sendo, desta maneira, fundamental para sua construção. Esta ainda é uma obra que conta com vários QR Codes espalhados em suas páginas, que levam o leitor para sites com comerciais de várias marcas, conforme são citadas.


  • A alma do negócio – Alberto Villas 

Este é um livro cujo autor, Alberto Villas, que também é jornalista, propõe uma viagem no tempo e resgata o mundo da propaganda entre os anos 1950 – década em que nasceu, – 1960 e 70.

Você sabia que no auge da ditadura militar, uma propaganda mostrava nitidamente uma mulher amordaçada no bagageiro de um carro de luxo? Pois é, propagandas de cigarro da época só faltavam vender saúde. Inclusive, mulheres foram à luta com uma propaganda exigindo o direito de poder tomar um café no balcão, coisa que era uma exclusividade dos homens nesses anos.

Era um tempo em que as mulheres sonhavam ser presenteadas com um liquidificador do marido. E pior do que isso, os homens se sentiam orgulhosos por terem uma “Amélia” em casa, onde as mães entupiam seus filhos de fortificantes para então ficarem gordinhos e saudáveis. 

De fato, era uma época muito diferente da que vivemos hoje. Às 9h da noite, por exemplo, existia um anúncio de cobertores que avisava aos pais que estava na hora de colocarem seus filhos para dormir. Ou seja, fica até difícil imaginar quando comparamos com a realidade que vivemos atualmente, não é mesmo?

Deste modo, você irá se surpreender e também se divertir com essas propagandas antigas e entender o porquê desde sempre foram a alma do negócio.


  • Abri minha agência, e agora? – Antônio Lino Pinto 

Nunca se falou tanto em gestão de negócios nos últimos anos como se tem falado agora. E com a crise em todo planeta, como na Ásia, Europa e Américas, destaca-se o grande esforço de toda pequena até grande empresa para conseguir conquistar e manter o consumidor como fiel escudeiro do seu serviço ou produto. E além disso, esse desafio vale inclusive para as agências de publicidade.

E quando falamos em gestão, estamos nos referindo a mais do que apenas gestão financeira, a coisa é maior do que isso. Ela envolve todos os departamentos de uma organização, indo desde o marketing, finanças, produção, pessoas até novos produtos etc.

Pensando neste cenário, o autor Antônio Lino Pinto apresenta nesse livro os principais desafios e oportunidades que o pequeno e médio empresário de propaganda vai enfrentar ao abrir o próprio negócio ou que já está inclusive enfrentando. Ou seja, ele traz informações importantes sobre gestão de estrutura, gestão de pessoas, de operação, business plan, relacionamento societário, governança corporativa e muitos outros.


  • Oportunidades disfarçadas – Carlos Domingos 

Ainda falando sobre momentos de crise, o melhor a fazer nestes casos é não se arriscar, certo? Resposta errada! É essa a hora de sair à procura de novas oportunidades para ganhar mercado e automaticamente dinheiro. O livro “Oportunidades disfarçadas” é uma espécie de catálogo de soluções originais e ideias criativas para as mais diversas dificuldades vivenciadas pelas empresas de todos os portes e tamanhos.

Resultado de mais de sete anos de pesquisas, este livro reúne 200 casos reais de pessoas e empresas que transformaram grandes problemas nas melhores chances das suas vidas. Você irá se surpreender com histórias como a do vendedor de enciclopédias quase falido que, para conseguir atrair clientes, passou a dar perfumes de brinde. Já pensou? O sucesso da fragrância foi tanto que o fez perceber que o melhor seria mudar de ramo. Nascia então a Avon. Portanto, esta é considerada uma leitura obrigatória para todo profissional que deseja vencer no mundo que vivemos de forma inovadora e criativa.


  • Deu branco! – Waldemar Ciglioni Jr.

Quem nunca viveu uma situação que deu um branco total? Pelo menos uma vez na vida, com certeza você já ficou sem ideia diante de uma tela ou folha em branco. Pois é, coisas da vida e este livro trata exatamente sobre isso, além de apresentar um ensaio, uma espécie de colagem de textos de um monte de gente interessante, articulada e bastante conhecida na carreira da publicidade.

O livro “Deu branco!” apresenta um conteúdo para motivar os profissionais no momento da criação e também na busca por ideias criativas, com um conceito justo e texto bastante vendedor e enxuto. Ou seja, é como um despretensioso e breve curso de como explorar sua criatividade. Além disso, ele não deseja esgotar o assunto, mas sim, inspirar cada vez mais redatores e estudantes das novas gerações da moderna publicidade brasileira. Este é aquele famoso livro no qual a leitura é obrigatória, sabe?


  • A lógica do consumo – Martin Lindstrom

Segundo alguns estudos sobre o comportamento do consumidor, é preciso menos do que dois segundos e meio para que uma pessoa tome a decisão de comprar. Ou seja, as empresas têm o conhecimento que possuem menos de dois segundos para atrair os seus olhos, capturá-los e torná-lo desta maneira em um cliente.

No livro “A lógica do consumo”, o autor Martin Lindstrom leva o leitor aos famosos bastidores das pesquisas que explicam o porquê determinado produto vende. E mais, ele mostra como o cérebro humano responde aos muitos estímulos das propagandas. Martin ainda apresenta casos reais de estudos de neuromarketing para desfazer mitos, como o impacto do sexo na mente do consumidor, por exemplo.


  •  Free – Grátis: o futuro dos preços – Chris Anderson 

Com a enorme maestria que é bastante peculiar do autor, Anderson volta à cena com este livro inspirador e único, tendo um texto embasado pela tendência de zerar custos trazida pela então era digital. Ele afirma com veemência que estamos entrando em uma era em que a economia pode ser construída em torno do conceito de “gratuito” e como isso afetará diretamente a vida das pessoas.

Ainda segundo o autor, a ideia surgiu em um dos capítulos do livro de “A Cauda Longa”, que trata da economia com bastante abundância. Ou seja, neste momento, ele acabou tendo a percepção de que nunca havia acontecido de toda uma economia ser construída em torno do grátis e resolveu, então, mostrar como os indivíduos fazem dinheiro e quais são as implicações disso. Para Anderson, o futuro reserva surpresas inimagináveis até pouco tempo para os negócios.



Agora que você já sabe quais são os livros que todo criativo precisa ler, lembre-se: o embasamento teórico contribui para que o planejamento das campanhas seja muito mais assertivo. E se você conseguir adicionar a esse conhecimento informações que obteve por meio de pesquisas de marketing, será muito mais fácil evitar erros na criação das suas campanhas.

Nosso time está por dentro das mais novas tendências do mercado e pronto para ajudar a alavancar a sua marca no digital e também no off-line. Chame a gente e vamos tomar um café juntos!

 

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