Dia do Consumidor: prepare seu e-commerce

É quase a Black Friday do primeiro semestre. O Dia do Consumidor já se tornou importante para comerciantes de alimentos e bebidas, produtos eletrônicos, de beleza, moda, acessórios, livros e muito mais. Mas será que você, varejista, sabe como essa data cheia de descontos e promoções teve início? 

Tudo começou com um discurso do presidente norte-americano John F. Kennedy. Em 15 de março do ano de 1962, ele enviou uma mensagem ao congresso falando sobre suas preocupações com os direitos dos consumidores do país, destacando principalmente as relações justas com as empresas. 

Por aqui, os direitos dos consumidores brasileiros só entraram em discussão na década de 90, já que o Código de Defesa do Consumidor entrou em vigor em 1990, sendo a primeira legislação nacional a tratar do assunto e apoiar aqueles compradores que se sentiam prejudicados em alguma negociação. 

E as ações promocionais do Dia do Consumidor? 

Essas são bem mais recentes, se tornaram populares em apenas em 2014. Depois do sucesso que a Black Friday fez nos últimos anos, os comerciantes perceberam que o Dia do Consumidor poderia ser mais uma data interessante para atrair, claro, consumidores. E o que é melhor do que um desconto ou uma promoção pontual para vender e atrair? 

Contudo, o Dia do Consumidor ainda faz mais sucesso na internet que em lojas físicas. Ainda, várias marcas escolhem estender as ações promocionais por até uma quinzena. Afinal, o dia 15 de março é uma das primeiras datas sazonais interessantes para o comércio nacional, vindo antes até mesmo que o Dia das Mães, e em 2021 gerou pouco mais de R$ 6 bilhões em faturamento para as lojas virtuais. 

O crescimento no ano passado, que foi de 85% em relação à data em 2020, pode ter sido influenciado pela pandemia da Covid-19 e o distanciamento social. Porém, as compras on-line têm tudo para continuar em alta também neste ano. Por isso, listamos algumas dicas especiais para que você prepare seu e-commerce para o Dia do Consumidor. 

Vamos nessa? 

Como preparar um e-commerce para o Dia do Consumidor? 

Agora que você já conhece um pouco mais sobre a data, continue a leitura e confira nossas recomendações para vender muito e seguir o ano de 2022 com tudo no seu e-commerce! E lembre-se: o mais importante é mostrar diferenciais que incentivem a compra on-line, seja frete grátis, prazo de entrega mais rápido, cashback ou opções de parcelamento.  

Tenha promoções atrativas

As promoções são sempre o ponto alto do Dia do Consumidor — tem gente que já pula o carnaval pensando nelas. Analise seus produtos ou serviços e desenvolva alguma ação promocional que possa chamar a atenção do público. Vale tanto queimar aqueles itens que estão parados no estoque quanto dar descontos nos produtos mais vendidos nos meses anteriores, os que são tendência. Brindes também são sempre bem-vindos. Ainda, é interessante ficar de olho no que os concorrentes diretos estão oferecendo, hein? 

Cuide da experiência do consumidor

Além de vender, seu objetivo no Dia do Consumidor pode ser atrair e reter novos clientes, certo? Sendo assim, vale muito a pena cuidar da experiência que as pessoas vão ter no seu e-commerce. Antes da data, teste se o site está funcionando corretamente e se aguenta picos de acessos, confira se todos os preços e informações dos produtos ou serviços estão corretos e faça um levantamento do estoque. 

Converse também com a equipe de atendimento, principalmente com aqueles que falam diretamente com os consumidores, como o responsável por responder as dúvidas nas mídias sociais. Esse é um ponto de contato que precisa estar sempre funcionando corretamente, com respostas rápidas e empáticas.

Divulgue as ações corretamente

E por falar em mídias sociais, essas plataformas já são responsáveis por boa parte das vendas que acontecem on-line. Sendo assim, você pode apostar na divulgação das ações promocionais nas redes onde seus seguidores mais interagem, como o Instagram. Além disso, no Dia do Consumidor é bastante provável que as pessoas façam pesquisas em buscadores, então o seu e-commerce não pode ficar fora do Google.

Seja omnichannel

Omnichannel é uma estratégia de conteúdo que une diferentes canais. Hoje, o consumidor percorre uma jornada de compra que, muitas vezes, passa por vários lugares. Por isso, é importante integrar todos os canais de venda e comunicação que sua marca tem. Ou seja, padronizar o atendimento, agrupar os estoques, permitir a retirada de mercadorias em pontos físicos e mais. 

Leia também: Omnichannel: como essa estratégia funciona? 

Fidelize os clientes

A compra nunca termina no momento do pagamento. É no atendimento pós-venda que você realmente consegue fidelizar um cliente, seja com a entrega dentro do prazo, um cupom de desconto enviado junto com o produto ou até mesmo uma cartinha ou e-mail de agradecimento pelo pedido. Então, que tal aproveitar o Dia do Consumidor para planejar também ações de fidelização e conquistar novos amantes da sua marca?

Concluindo, o Dia do Consumidor mexe com o mercado varejista e, com certeza, é uma oportunidade para atrair mais clientes para o seu e-commerce. Agora que você já conferiu todas as nossas dicas, comente aqui, ou nas nossas redes sociais, qual ação será colocada em prática primeiro! 

Até a próxima!  

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