Inbound Marketing: o que é e como utilizar?

Com a transformação digital e muitas mudanças no comportamento dos consumidores, ao longo dos últimos anos, as empresas precisaram criar novos meios de conquistar clientes, e foi assim que surgiu o Inbound Marketing, uma estratégia focada em atrair, converter e encantar novos consumidores.

A estratégia, também chamada de Marketing de Atração, tem como base a criação e a entrega de conteúdos relevantes para os públicos-alvos. Ou seja, os novos e já existentes consumidores são atraídos pelas mensagens que as empresas publicam, seja nas redes sociais, em blogs ou mesmo em e-mails promocionais. O Inbound Marketing, portanto, funciona mais ou menos como um ímã, que atrai por meio de conteúdo interessante.

Continue a leitura e saiba mais sobre como utilizar Inbound Marketing em seu negócio. 

Como surgiu o Inbound Marketing?

O termo Inbound Marketing até é recente, mas suas técnicas já são usadas há anos, desde que o Marketing Digital surgiu — ainda que as empresas não tivessem uma estratégia tão clara para atrair clientes. Sua principal diferença em relação à publicidade tradicional é o relacionamento entre marca e compradores, por meio de uma comunicação mais aberta e contínua. 

Por que investir em Inbound Marketing? 

Atrair consumidores fazendo uso de conteúdo bem produzido é interessante por diversos motivos, seja a sua empresa direcionada para o público B2B ou B2C, ou seja, para outras organizações ou para o comprador final. 

Com Inbound Marketing, é possível se alcançar o público certo, e não apenas um número grande de pessoas que não têm nada a ver com a sua marca. Ou seja, a estratégia atrai apenas quem tem interesse em um produto ou serviço. Além disso, o Inbound também permite uma relação mais próxima com o público, com interações constantes. 

O Inbound Marketing também encurta o ciclo de vendas de uma empresa. Afinal, quanto mais informado um interessado estiver, mais rápido ele conclui se quer realizar uma compra. E isso também leva a uma diminuição de custos com aquisição de clientes, uma vez que a conversão acontecerá mais rapidamente. 

Ainda, o Marketing de Atração permite que os resultados sejam mensurados em tempo real, para que você saiba se suas ações estão trazendo ou não os resultados esperados. Por fim, outro benefício do Inbound Marketing é um ticket médio maior, porque, como já citamos, um cliente bem informado e familiarizado com a marca acaba comprando mais.

Qual o processo do Inbound Marketing?

O Marketing de Atração funciona por meio de algumas etapas estratégicas, que tal entender mais sobre cada uma delas? Continue a leitura e confira.

Atração

O primeiro passo do Inbound Marketing, como você já deve ter compreendido, é atrair potenciais clientes. Por isso, produzir conteúdos relevantes é necessário para que novas pessoas cheguem até a sua empresa e se tornem visitantes, seja de um site institucional, de um blog corporativo ou mesmo de uma rede social. 

Conversão

O passo seguinte, então, é converter essas novas pessoas em leads, ou seja, em pessoas realmente interessadas em um produto ou serviço. Isso faz com que, em mais alguns passos, elas se tornem consumidoras reais e até amantes da marca. 

Vendas

Depois de conhecer a marca e consumir diversos materiais interessantes, é nessa etapa que o lead se torna, de fato, um consumidor — quando a venda é realizada. Mas atenção: para não perder um cliente em potencial, é fundamental avaliar quem já está pronto para a conversão e, só então, fazer esse contato mais direto. 

Encantamento

Por fim, depois do processo de compra, o cliente não pode ser esquecido. Na fase pós-venda, é fundamental saber como conquistar a paixão dos consumidores para que esses se tornem advogados da marca e tragam mais compradores. 

Você pode ter notado, a partir das etapas do Inbound Marketing, que os clientes devem percorrer um caminho até o pós-venda, certo? Esse caminho recebe o nome de Jornada do Cliente, e vamos conhecê-lo melhor a seguir. 

Descoberta e aprendizado — Topo do Funil

A Jornada do Cliente significa o caminho que ele percorre até se decidir por uma compra, como citamos anteriormente. No início, portanto, no Topo do Funil, as pessoas começam a procurar por conteúdos que tirem dúvidas ou resolvam problemas, ainda que elas não saibam quais são. 

Aqui é onde se concentra a maior parte do público, afinal, muitas pessoas estão tendo contato com uma marca pela primeira vez. Sendo assim, a maioria dos conteúdos produzidos devem ter como alvo quem está chegando agora, ou seja, quem ainda não está pronto para comprar, e por isso os materiais devem evitar falar diretamente sobre um produto ou serviço.  

Consideração — Meio do Funil

Depois de cumprir parte de sua jornada, o cliente já sabe melhor o que precisa e, por isso, parte em busca de uma solução. Com uma audiência mais engajada, já é possível criar conteúdos que citem o universo da sua marca, mas que ainda não falem diretamente sobre compras, ok? 

Nesta etapa do funil, é legal investir em materiais mais completos, como ebooks, webinars, e-mails. Vale a pena também entregar esses conteúdos em landing pages, páginas de captura de leads, a fim de conseguir os dados pessoais desses clientes em potencial. Tudo isso vai te ajudar a criar uma experiência de compra mais personalizada. 

Avaliação e decisão — Fundo do Funil

Agora os clientes já estão bem informados e preparados para converter, ou seja, eles já sabem e têm certeza do que precisam. Mas o trabalho não acabou: chegou a hora de mostrar que a sua empresa é a melhor opção para o momento da compra. Por isso, os conteúdos criados devem ser mais focados, de fato, nos benefícios de escolher a sua marca e não o concorrente. 

Você pode apresentar depoimentos de outros consumidores, notícias de mercado, avaliações dos seus produtos ou serviços e até mesmo amostras ou demonstrações. O mais importante é, nessa etapa final, mostrar ao cliente que ele estará em boas mãos se comprar da sua empresa. 

E então, já sabe como começar a aplicar o Inbound Marketing nas suas estratégias de vendas? Caso queira saber mais sobre o assunto, preparamos um material especial — que vai te ajudar muito! Faça o download, gratuitamente, a seguir.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This