Calendário editorial: 8 dicas para organizar o seu!

Só quem já ficou com ansiedade na hora de criar conteúdo para as mídias sociais sabe a importância de se ter um calendário editorial. Tem horas que a falta de organização atrapalha até mesmo o nosso processo criativo, não é? 

Por isso, estamos aqui para te ajudar! Preparamos algumas dicas especiais que vão te salvar — e muito! — na hora de planejar as próximas publicações. Boa leitura. 

1. Defina os canais

O primeiro passo é escolher em quais canais os seus conteúdos serão publicados. LinkedIn, Facebook, Instagram, Pinterest, TikTok: cada rede social tem seus pontos fortes e fracos e o grande segredo é descobrir onde seu público realmente está. A partir disso, vai ficar mais fácil organizar as ideias e os formatos. 

2. Estipule uma frequência

Não adianta nada você postar todos os dias dessa semana e depois desaparecer por dois meses, ok? Nossa segunda dica é sobre definir uma frequência que faça sentido para o seu negócio e caiba na agenda. Só consegue produzir dois conteúdos por semana? Está ótimo, o importante é manter a regularidade. E quanto aos melhores dias e horários de publicação, que tal fazer alguns testes e encontrar o momento em que seus seguidores mais interagem? 

3. Faça uma lista de conteúdos permanentes

Alguns conteúdos podem se repetir todos os meses. Quer uma boa dica para começar a criar essa lista? Pense nas dúvidas que seus seguidores mais têm: onde comprar, qual o preço, parcelamento, processo de fabricação, área de atendimento e mais. Em seguida, liste também aquelas informações do seu produto ou serviço que sempre merecem destaque. Viu como é simples? Você já tem algumas publicações definidas para o seu calendário editorial. 

4. Divida os conteúdos por temas

Depois de descobrir os conteúdos permanentes, vale dividir as demais publicações em categorias. Por exemplo: criar quatro publicações sobre a sua loja física ou e-commerce, quatro publicações com dicas gerais para os consumidores e outras quatro com interações divertidas. Dessa forma, você tem um calendário editorial bastante dinâmico e consegue se organizar melhor na hora de criar. 

5. Pesquise também o que está acontecendo no mundo

Um dos maiores segredos para se dar bem nas redes sociais é assimilar tudo o que acontece no planeta. Ok, tudo, tudo a gente sabe que não dá. Mas é fundamental acompanhar, pelo menos, o mercado em que seu negócio está inserido e, ainda, algumas tendências de comportamento e cultura ou lazer. Por exemplo, agora em 2022 tem Copa do Mundo novamente — será que a sua empresa não pode aproveitar o evento de alguma forma? Vale até mesmo pesquisar as hashtags e as músicas que mais estão sendo compartilhadas pelo público e completar o seu calendário editorial.

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6. Planeje seus recursos

É possível criar muito conteúdo bacana apenas com organização e criatividade. Mas, em alguns momentos, vale planejar os recursos que você tem disponíveis para as redes sociais e tentar produzir algo diferente. Novas fotos dos produtos ou da fábrica, anúncios pagos, aquela parceria com um microinfluenciador: tudo pode te ajudar a crescer e, é claro, a preencher o seu calendário editorial com mais facilidade. 

7. Crie com antecedência

Sabe quem é inimigo da perfeição? Pois é, a pressa. Nunca deixe para trabalhar no calendário editorial na última hora, combinado? A correria pode bloquear as suas ideias e até mesmo fazer com que você cometa erros de português. Sem falar dos imprevistos, que sempre surgem quando estamos mais ocupados. A dica então é: tente criar as publicações para as redes sociais sempre com um mês de antecedência.

8. Conte com ferramentas especiais

Nossa última dica é: conheça as ferramentas que podem te ajudar na hora de organizar e criar suas publicações para as mídias sociais. E pensando nisso, preparamos o calendário editorial que todos precisam ter! Afinal, o Marketing Digital oferece diversas possibilidades, mas sem um controle, podemos nos perder entre tantas informações e tarefas a serem feitas, não é mesmo? 

Então, mantenha o calendário editorial, com todo o cronograma dos conteúdos que devem ser produzidos — assim você arruma suas ideias, controla prazos, datas de publicação, pautas, temas e muito mais. Em seguida, estabeleça um fluxo de trabalho, com todas as etapas envolvidas no processo e quem será responsável por cada uma delas.

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