Datas comemorativas: como aproveitá-las para vender mais em 2018

As datas comemorativas são momentos mais propícios às vendas e normalmente acontece um aumento na receita. Mas, não basta esperar passivamente! Se você quer aproveitar ao máximo para incrementar suas vendas invista em estratégias durante os períodos comemorativos.

Pensando nisso, desenvolvemos este texto para ajudar você a preparar suas ações para este ano.

Desenvolvendo estratégias, conteúdos e campanhas para as datas comemorativas de 2018

Antes de começar a desenvolver ações você deve desenvolver sua estratégia. Para isso, mapeie as datas comemorativas principais em sua região e leve em consideração datas comemorativas mais segmentadas que tenham a ver com a persona. Analise também o que já foi feito para se basear em boa repercussão e evitar o que deu errado.

Defina e produza conteúdo

Uma vez mapeadas as datas que serão trabalhadas, você deve continuar o planejamento definindo o tipo de conteúdo que será produzido, qual a finalidade e o formato.

Por exemplo, uma empresa de cosméticos pode definir um conteúdo relacionado a educação sobre cuidados com a pele, voltado para atração de novos consumidores e com formato para posts em blog, redes sociais e e-Book.

Crie promoções nas redes sociais

As redes sociais são canais que você irá publicar seus conteúdos previamente planejados. Selecione as redes que mais fazem sucesso com o seu público e divulgue os conteúdos de acordo com cada uma. Você pode investir em posts patrocinados para aumentar o alcance.

Envie campanhas de e-mail marketing

Mande para seu mailing list e-mail marketing com promoções, descontos e outros conteúdos relacionados às datas comemorativas. Envie com certa antecedência para não correr o risco de perder o “timing” de compra.

Invista em links patrocinados

Muito bons para resultados rápidos em conversão, os links patrocinados são uma publicidade do Google que veiculam seus anúncios de acordo com palavras-chave previamente definidas.

Crie códigos promocionais para loja virtual

Se você tem uma loja virtual, códigos específicos de desconto para determinada época do ano são uma opção para sua estratégia de redes sociais, por exemplo “mãe2018” para desconto de 20% no Dia das Mães. Essa ação deve trabalhar em conjunto com a de e-mail marketing que citamos neste texto.

Aposte em ações offline

O offline e o online são complementares, por isso, se você tem loja física pode trabalhar promoções e decorações específicas para seu PDV. Outra opção é oferecer brindes e desenvolver combos de produtos, por exemplo um mercado que vende uma cesta de natal, ou então na compra de 3 ovos de páscoa a pessoa ganha um coelho de pelúcia.

Vale dizer também que cada empresa é diferente e embora algumas datas comemorativas façam sentido para a maioria dos negócios, é preciso avaliar quais delas se adequam melhor e se existem outras que podem ser aproveitadas. Por exemplo, uma empresa de distribuição de água (bem específica) pode aproveitar uma data como o “Dia Mundial da Água”.

Por isso, fique atento a algum calendário de datas comemorativas e selecione as que mais impactam seu negócio para trabalhar no calendário de marketing. É importante trabalhar com as ações de forma integrada e com antecedência, portanto, coloque tudo em um plano de ação.

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