Call Tracking: veja o que é e para que serve

Call Tracking: veja o que é e para que serve

Muitas empresas têm dificuldade em analisar os resultados do marketing e do atendimento por telefone. Faltam recursos para saber quem está ligando e como essas pessoas encontraram seu negócio — informações muito importantes para traçar novos planos e estratégias. 

Uma ferramenta de Call Tracking pode ser grande aliada para obter tais dados. Se suas campanhas envolvem geração de leads e vendas por telefone, essa é a solução ideal para saber a efetividade das ações e os pontos que podem ser melhorados.

Neste artigo, vamos mostrar o que é, como funciona e quais as vantagens de usar essa tecnologia. Continue a leitura!

O que é Call Tracking?

É um sistema criado para que as equipes de marketing possam determinar a efetividade dos canais usados nas campanhas e medir quais meios geraram mais ligações. Funciona como um tipo de código UTM, que é usado nos links para determinar a origem das visitas ao site. 

Ele serve para indicar o canal pelo qual o usuário teve acesso ao seu número de telefone e identificar os meios mais eficientes. Desse modo, é possível mensurar os dados das campanhas nas quais o telefone também é usado como gerador de leads qualificados e vendas. 

Como o Call Tracking funciona?

O sistema de Call Tracking atribui um número “virtual” diferente para cada canal de marketing usado nas suas campanhas, como redes sociais, blog posts, e-mail marketing, anúncios etc. Quando o usuário liga para um desses números, é transferido para o telefone principal e entra em contato normalmente. No entanto, o sistema registra qual foi o número atribuído que deu origem à ligação. 

Ele grava as chamadas em MP3, o que ajuda a medir o nível do atendimento, identificar falhas e conhecer as demandas dos consumidores. Também tem painel com a visão do número de ligações e suas origens.

O sistema captura os números chamados (tanto atendidos quanto perdidos), tempo médio das ligações e envia SMS ou e-mails automaticamente para os que não foram atendidos. Além disso, pode ser integrado a sistemas de CRM, Google AdWords e Analytics​.

Quais os benefícios de utilizá-lo?

O Call Tracking é útil tanto para campanhas online quanto offline. É possível mensurar quais canais estão com melhor performance e usar os dados para otimizá-las. Com isso, pode-se planejar novas estratégias para melhorar o retorno sobre o investimento e não ficar “às escuras” na questão telefônica do seu marketing. 

O contato telefônico pode parecer um pouco antiquado para alguns, já que há tantos canais de interação online. Contudo, um telefone transmite credibilidade e praticidade. Afinal, com apenas um clique em um número de anúncio, o celular já começa a discar e a pessoa entra em contato rapidamente com a empresa. Os dados obtidos com o sistema também podem servir como testes para a melhoria de outros canais. 

O Call Tracking trará bons insights sobre como as pessoas enxergam a sua empresa, sobre a qualidade do atendimento e as melhorias que podem ser feitas em diversos canais de marketing, entre outras vantagens. Então, é essencial para quem trabalha com vendas por telefone e deseja entender melhor como essa ferramenta atua nos investimentos de marketing. 

Para saber mais como aliar diferentes meios de comunicação nas suas estratégias, leia nosso artigo sobre como integrar as campanhas de marketing off e online. Confira!

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