Como integrar as campanhas de marketing off-line e on-line?

Como integrar as campanhas de marketing off-line e on-line?

Você já ouviu falar sobre cross media? A estratégia, que tem como objetivo integrar campanhas de marketing off-line e on-line, vem sido bastante utilizada pelas vantagens que consegue trazer às marcas.

Campanhas 360º integram as mídias on-line e off-line e, consequentemente, obtêm mais benefícios para a empresa como um todo. Além de aumentar a conscientização do público sobre seus produtos, ainda é possível fortalecer a marca, credibilidade e vendas!

Dessa forma, a partir do objetivo central desenhado pela área de marketing, é possível criar campanhas que se integrem, conversem entre si e ainda adicionem mais valor à solução apresentada. Portanto, reunimos nesse post algumas principais dicas para integrar campanhas e um case para se inspirar!

Dicas para integrar as campanhas de marketing on-line e off-line

Integrar campanhas no meio tradicional e on-line necessita atenção em alguns pontos, pois, caso haja falhas primárias, o resultado pode ser totalmente o contrário do esperado. Por isso, atente-se:

Falar a mesma língua

É extremamente relevante que a empresa tenha uma comunicação única e alinhada. Caso o consumidor veja que na internet o tom é um, por exemplo, mas na gôndola é outro, é provável que não sinta confiança na marca já que o posicionamento não parece o mesmo.

Anunciar em ambas plataformas o mesmo produto

Se a ideia é integrar campanhas off-line e on-line é necessário que o produto seja anunciado em ambas plataformas pois, caso esteja disponível somente em uma, a integração não será completa. Portanto, planeje bem todos os canais dos meios tradicional e digital e parta para a ação!

Apostar em ações transmídia

A estratégia transmídia integra as ações de mídias digital e física. Uma ação transmídia bem conhecida é a utilização do QR code, por exemplo. Você pode imprimir banners, folhetos ou cartões, e adicionar o QR code para levar o usuário até sua página web. Além de atingir as duas mídias, você poderá direcioná-lo do ambiente off-line para o on-line.

Case de Sucesso: Devassa Bem Loura

A campanha 360º da Devassa consegue mostrar o quanto uma empresa pode se beneficiar da utilização do cross media. A ideia é que os consumidores conhecessem a nova cerveja Devassa Bem Loura. Para isso, foi criado um pequeno teaser em que, no final, os visitantes eram convidados a acessar o site.

Quando chegavam ao site, havia um tipo de mistério e para desvendá-lo era preciso tuitar a hashtag #bemmisteriosa. Com isso, a marca conseguiu 44 mil tuítes, revelando a primeira surpresa: Paris Hilton. Após o buzz, quando os usuários conseguiram abrir a fechadura que estava no site, a campanha foi ao ar na televisão e rádios com o rosto da socialite.

O resultado foi impressionante uma vez que a marca conseguiu atingir 1 milhão de views somente no site, além de prêmios que enfatizam a importância da integração das mídias tradicional e on-line.

No entanto, para que campanhas desse tipo tenham tamanho sucesso, é importante contar com o auxilio de uma consultoria especializada. Assim, é possível obter melhores resultados com essa integração e garantir o ROI esperado.

Agora que você sabe a importância de integrar as campanhas de marketing off-line e on-line, é hora de tirar a ideia do papel e colocá-la em ação! Por isso, lembre-se de falar a mesma língua e anunciar o produto nos dois canais, assim como apostar em ações transmídia.

E não esqueça que estamos aqui para ajudar você! Por isso, se necessita de apoio na integração de campanhas, não deixe de contatar a Mantra!

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