Preparar um bom plano de marketing para o fim do ano é uma das melhores formas de aproveitar esse momento tão movimentado da economia para alavancar os resultados da sua empresa. Afinal, é nessa época que os trabalhadores recebem o 13° salário e os entes queridos trocam presentes. Logo, é uma das melhores horas para vender.
Além de aumentar os resultados, o fim do ano pode servir para crescer sua base de clientes e fidelizá-los, para que continuem comprando. Assim, esse plano de marketing se torna uma importante estratégia em curto e longo prazo.
Para ajuda nessa tarefa tão importante, mostraremos uma lista com 5 dicas para aplicar no seu plano de marketing de fim de ano. Confira!
1. Invista em e-mail marketing
A sua base de contatos precisa saber o que sua empresa está oferecendo de diferencial nessa época, e o e-mail marketing é um dos melhores meios para essa comunicação. Além dos clientes antigos, é possível alcançar novos consumidores com ofertas, promoções, descontos, entre outros benefícios. Também é importante se aproximar das pessoas com mensagens de felicitações de Natal e Ano Novo, por exemplo.
2. Promova posts em redes sociais
O ambiente online costuma ser muito frequentado pelos consumidores e, por isso, explorá-lo pode ser uma peça-chave na sua divulgação de fim de ano. As postagens podem variar entre dicas para dias festivos, quais as melhores formas de aproveitar essa época, além de promover ofertas e incentivar novas compras. Para isso, utilize a publicidade nativa de cada plataforma social e dê uma impulsionada nas suas publicações.
3. Utilize o Google AdWords
Como é um período movimentado financeiramente, os usuários desejosos ou dispostos a comprar farão muitas pesquisas no Google, principal motor de busca de hoje. Logo, os anúncios veiculados por esse serviço são de extrema importância para sua estratégia. E se você contar com o poder de segmentação que o Adwords detém, é possível atingir as pessoas certas no momento exato.
4. Beneficie-se do marketing de conteúdo
Esse é um recurso dos mais importantes e que complementa todas as outras táticas. Blog posts e materiais ricos direcionados para os gastos de fim de ano conferem muita credibilidade para sua marca e fogem um pouco da abordagem da publicidade tradicional. Esse é um meio no qual você pode conversar com as pessoas e mostrar a elas, conscientemente, as vantagens de investir nos seus produtos ou serviços.
5. Use palavras-chave oportunas
Com um plano de marketing para o final do ano, novas palavras-chave devem ser escolhidas para aproveitar o aumento no tráfego gerado pelas buscas. Se sua companhia deseja lançar uma campanha atrelada ao tema da época, ela precisa analisar com cuidado como quer ser encontrada. A ideia é fugir um pouco das frases genéricas, como “o que dar de presente” e incluir suas ofertas em palavras de cauda longa, para maximizar o efeito das suas palavras-chave.
Existem outras estratégias efetivas para o marketing para o final do ano, mas o importante é fazer um bom planejamento, definir metas alcançáveis, organizar as ações e, claro, medir os resultados em tempo real para ajustar o andamento das campanhas.
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