Brand persona: por que é indispensável para a sua estratégia?

Brand persona: por que é indispensável para a sua estratégia?

Gerenciar a marca é uma tarefa complexa. Longe de ser apenas o uso de uma boa comunicação visual, essa atividade exige estudo e análise sobre o perfil do consumidor e as constantes mudanças de comportamento. Por isso, hoje nós vamos bater um papo sobre brand persona.

Afinal, tão importante quanto transmitir uma mensagem é compreender as dores e os desejos das pessoas para conseguir tocá-las, concorda? Não é à toa que elas só compram produtos e serviços com os quais se identifica.

Neste post, você vai saber mais sobre essa estratégia, o que ela pode fazer para potencializar os resultados do seu negócio e outras dicas relevantes. Boa leitura!

Conheça o conceito de brand persona

Brand persona é o ato de dar personalidade à marca por meio da definição de uma demanda que, apesar de fictícia, é inspirada nos verdadeiros hábitos de consumo. Com esse recurso, é possível manter uma unidade de comunicação, transmitir significado, valores e história.

Podemos entender essa construção como a materialização de tudo o que o público considera ideal sobre a sua empresa. Ou seja, a expectativa do cliente quando estabelece algum tipo de contato.

Por exemplo, o usuário de um banco espera um atendimento formal, técnico, eficiente. Enquanto que o consumidor de games prevê um tratamento, no mínimo, bem diferente. Percebeu como a brand persona deve adotar um vocabulário específico para contextualizar o próprio modo de ser e agir da marca?

Entenda qual a importância dessa estratégia para o seu negócio

Como os hábitos diários do consumidor são mapeados, a brand persona ajuda na melhoria de produtos e serviços, personalizações de atendimento e em todas as tomadas de decisão. Dessa forma, também é possível definir um posicionamento, identificar formas de interação com o público-alvo, escolher a linguagem adotada etc.

Essa técnica também promove mais engajamento com o público-alvo, uma vez que existe a percepção do que o cliente realmente deseja. A identificação com a marca faz com que a interação aconteça de uma forma espontânea, o nível de satisfação aumenta e você consegue encantar.

Saiba como é possível construir uma brand persona

O primeiro passo é descobrir e definir claramente a identidade da marca: é praticamente uma busca por autoconhecimento. Para isso, é feito um estudo detalhado da história da organização, bem como propósito, valores, público-alvo, entre outros.

Análise das mídias sociais e pesquisas de mercado que identifiquem o perfil do consumidor também são necessários para compreender os usuários, determinar que tipo de voz será utilizada para se comunicar com essas pessoas.

Na rede de lojas Magazine Luiza, a equipe desenvolveu uma personagem virtual chamada Lu. Ela interage de maneira simpática e doce, responde a todas as dúvidas no site ou nas redes sociais.

Para comemorar o Dia dos Namorados, a Lu ganhou um perfil no Tinder: quem deu match não participou do encontro, mas recebeu descontos especiais. Muito criativo, não é mesmo? Pensar na essência da marca e desenvolver todo o seu potencial são ações indispensáveis.

Como você pode concluir, o objetivo da brand persona é otimizar a comunicação da empresa com o público. Além de facilitar a interação, isso gera um diferencial único. Assim, é possível promover um marketing cada vez mais dinâmico, inovador e efetivo.

Gostou das dicas? Aproveite para ler também o nosso outro artigo e saber como uma agência digital por contribuir para aumentar o engajamento de clientes com as marcas!

 

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