Redes sociais: como se comunicar corretamente em cada uma delas?

O fato de as redes sociais estarem fazendo muito sucesso no mundo corporativo não é novidade. Mas, você sabe como se comunicar em cada uma delas? Conhece os tipos de postagem que mais fazem sucesso, a linguagem que deve ser utilizada e as particularidades das principais redes?

Se a sua resposta for “não”, este post é para você! Continue a leitura e saiba como se comunicar de forma mais acertada em cada uma das principais redes sociais listadas aqui.

Facebook

Essa rede mundialmente famosa caiu nas graças do brasileiro. Para se comunicar nessa plataforma de maneira estratégica é preciso ter atenção à sua persona, à linguagem de sua empresa e ao modo como essa linguagem pode se adequar à rede social.

Você pode fazer postagens de forma orgânica, investindo naquelas que gerem engajamento com seus fãs, fugindo do clássico “curtir e compartilhar”, ou apostar em anúncios pagos pelo Facebook Ads. Além disso, o Facebook agora permite algumas reações, que podem ser utilizadas em enquetes, por exemplo.

Evite usar hashtags em excesso e postar os mesmos conteúdos diversas vezes e em um curto intervalo de tempo.

LinkedIn

Apesar de corporativa, a rede não necessita de postagens muito formais e rígidas. Contudo, o equilíbrio é fundamental para o sucesso. Use um tom profissional e adequado à imagem que sua empresa pretende passar.

No LinkedIn, postagens ligadas ao mercado de trabalho e à carreira, do tipo “Como está o seu desempenho em vendas em comparação ao mercado?” ou “Você conhece os 5 passos para crescer rápido na carreira?” são sempre bem-vindas. Você também pode fazer postagens sobre vagas em sua empresa, prêmios recebidos, atualizações na administração, mudança de sede, entre outros assuntos.

Um ponto interessante em relação ao LinkedIn é a possibilidade de inserir no SlideShare documentos diversos para mostrar informações relevantes sobre sua empresa e/ou produtos.

Instagram

O Instagram, que atualmente não trabalha apenas com fotos mas também com vídeos curtos, é uma ferramenta muito importante para empresas que utilizam apelo visual em seus produtos, como roupas e calçados.

Para se comunicar bem nessa rede, utilize corretamente as hashtags (#). Quanto mais você fizer uso desse recurso mais pessoas você vai atrair. Porém, não exagere, afinal você deve focar em captar aqueles que se encaixam no perfil do seu público-alvo.

Youtube

Para se dar bem na rede, leve em consideração que o usuário não gosta de conteúdos e imagens de baixa qualidade. Poste vídeos que contenham alguma história e que chamem a atenção de sua persona. Aposte em legendas e anotações, para ajudar o usuário a assimilar o conteúdo, e em algum tipo de chamada para ação (call to action).

As redes sociais mencionadas apresentam particularidades, tanto em relação aos tipos de postagens quanto no que diz respeito aos anúncios (é possível anunciar em todas elas). Para alcançar melhores resultados, é ideal focar na sua persona, mostrar a identidade da marca e se adequar aos formatos e às especificações de cada rede.

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