Tráfego pago ou orgânico: você entende a importância de cada um?

Ouvimos com grande frequência sobre as principais vantagens de se usar meios orgânicos e pagos no Facebook. Enquanto no primeiro caso os resultados acontecem naturalmente, no último, utiliza-se o auxílio de uma ferramenta da própria rede social, o Facebook Ads.

Neste post, você entenderá:

  • a importância de apresentar conteúdo de qualidade, independentemente do método;

  • as principais vantagens e importância de cada meio;

  • se é necessário escolher entre tráfego pago ou orgânico.

Está pronto para levar internautas para suas redes sociais? Então continue acompanhando o post!

Conteúdo de qualidade

Como dissemos, não importa os meios de levar os usuários para seus conteúdos: é importante produzir material de qualidade.

Sua campanha de tráfego pago no Facebook não será exitosa se as páginas forem confusas e sem conteúdo relevante para quem as visita.

Para produzir conteúdo de qualidade:

  • leve em consideração a experiência do usuário na rede social e divulgue mais conteúdo do que promoções;

  • procure entender o seu público de interesse, como os desejos, dúvidas e problemas que ele tem;

  • pesquise para a produção de material, ainda que já seja experiente;

  • verifique qual formato de conteúdo agrada mais seu público. Alguns exemplos são: vídeo, infográfico e e-book.

Tráfego orgânico

O tráfego orgânico possui como característica o baixo custo e uma garantia maior da qualidade do engajamento obtido.

Tenha em mente que as ações naturais da sua página devem acontecer em todos os momentos.

Porém, normalmente, o tráfego orgânico deve ser pensado em médio e longo prazos. Por isso, não espere resultados imediatos.

Os custos indiretos (com a produção de material de qualidade) normalmente diminuem com o tempo, uma vez que os posts já efetuados continuam gerando leads.

Para conseguir chamar atenção dos usuários naturalmente, é importante ― além de criar posts com qualidade:

  • postar conteúdos exclusivos ao público do Facebook;

  • escolher imagens chamativas para os posts;

  • sempre que possível, fazer lives com temas relevantes aos usuários;

  • entrar em grupos da rede e interagir com o público, indicando conteúdos que possam solucionar os problemas identificados;

  • postar com a maior intensidade possível sem perder a qualidade;

  • utilizar descrições que levem os usuários a interagir com a página.

Tráfego pago no Facebook

Você deve levar em consideração que o tráfego pago pode ser utilizado em qualquer estágio da sua empresa ou página social. Além disso, pode ter foco em pequeno, médio e longo prazos. Geralmente, o custo por lead é estável ao longo do tempo.

Algumas das utilidades do tráfego pago no Facebook são:

  • aumentar o engajamento;

  • segmentar anúncios;

  • aumentar a visibilidade da marca;

  • levar visitantes para landing pages, sites e blogs;

  • ganhar curtidas;

  • divulgar formulários e telefones para contato.

Como utilizar

Para aumentar a visibilidade de sua rede social, basta acessar a seta para baixo, disponível no menu superior direito e clicar em “Criar anúncios”.

Você será redirecionado a um sistema com muitas opções e ferramentas. Cada uma delas deve ser utilizada dependendo dos seus objetivos.

Caso queira testar rapidamente alguns recursos disponíveis, é possível fazê-lo a partir do botão “Impulsionar Publicação” disponível após cada post.

Tráfego pago ou orgânico

Você não deve decidir se utilizará tráfego pago ou orgânico. Entenda que, inicialmente, você sempre deve agir organicamente. Além de não ter custo direto, poderá intensificar suas ações pagas.

Nem todas as empresas estão no momento para investir em tráfego pago, seja por estratégia, seja por questões financeiras. Ainda assim, em algum momento, utilizar os anúncios do Facebook será uma ferramenta útil.

Há empresas que dependem de uma divulgação online. Dessa forma, os anúncios são extremamente úteis e importantes para seu planejamento. Esse motivo pode levá-las a anunciar de maneira mais pragmática e esperar retornos orgânicos como bonificação. Ou seja, tudo dependerá da sua estratégia.

Depois de ler este post, você estará mais apto a escolher entre tráfego pago ou orgânico para ser a principal forma de marketing da sua empresa no Facebook, não é mesmo?

Então baixe agora mesmo nosso e-book “Guia das Redes Sociais: passos iniciais para o sucesso da sua estratégia” e comece a executar sua estratégia!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This