Cada vez mais as empresas buscam investir na presença digital, não somente para divulgar, mas para efetivamente vender seus produtos nesse novo e lucrativo ambiente. Agora, vem cá, você sabe como criar uma loja virtual da forma correta?
Se a sua resposta foi não, pode ficar de cabeça fria. Continue lendo este post, pois temos certeza de que ele ajudará você!
Como criar uma loja virtual?
A seguir, mostraremos 5 passos para o desenvolvimento da sua loja. Vamos lá?
1. Registre o domínio da sua loja
O domínio se refere ao endereço do seu site na internet. Esse endereço é o nome escolhido por você, que provavelmente será o nome da sua empresa ou alguma variação dele junto a uma extensão. As extensões de domínio mais comuns são .com, .com.br, .org e .net.
2. Escolha a empresa de hospedagem
Para colocar uma loja em funcionamento na internet é necessário selecionar uma empresa que hospedará esse site. A hospedagem funciona como um aluguel de espaço de uma loja física, só que na rede. Avalie também se a empresa oferece suporte 24 horas.
3. Defina uma plataforma que atenda a sua necessidade
A plataforma é a ferramenta que fará a sua loja virtual funcionar, e é fundamental que você escolha um sistema que atenda às necessidades da sua empresa sem ultrapassar o orçamento.
Hoje em dia, existem opções pagas e gratuitas, ambas bastante personalizáveis. Porém, as gratuitas podem apresentar instabilidade, mais dificuldade de manutenção e menos suporte do que a paga.
4. Estude como será feita a logística da loja
A logística tem impacto direto no sucesso de uma loja virtual. É preciso estudar quais as melhores formas de envio para seu cliente em termos de prazos, frete e segurança. Você poderá optar pelos Correios ou transportadoras. Não se esqueça de estudar seus fornecedores, os preços e os prazos de entrega para o abastecimento da sua loja virtual.
5. Mapeie o seu público-alvo
Pense bem: de que adianta ter uma loja bonita e de boa usabilidade se você não sabe para quem vai vender e muito menos onde está o seu cliente? Nada, não é mesmo? Afinal, o objetivo do negócio é entregar o produto ou serviço a quem queira comprar.
Por isso, é muito importante entender, entre outros fatores:
- quem é e como se comporta seu cliente;
- a linguagem que ele usa;
- os canais que mais utiliza;
- o que mais importa para ele na experiência de compra virtual.
Vale destacar, ainda, a importância de contar com profissionais especializados e experientes para auxiliar no desenvolvimento e implementação de uma loja. Uma agência capacitada, por exemplo, já conhece “o caminho das pedras”, os desafios e as opções mais rápidas e eficientes para montar a loja virtual.
Para começar seu projeto é necessário planejar, estudar o mercado e conhecer os investimentos para otimizar as chances de sucesso. Além disso, não basta saber como criar uma loja virtual. É preciso, também, ficar de olho em sua manutenção.
Se você gostou deste post sobre como criar uma loja virtual, siga-nos nas redes sociais para acompanhar as nossas atualizações: estamos no Facebook, Twitter, Instagram, LinkedIn e Pinterest.