Cada vez mais desperta nas empresas o interesse em fazer marketing no Instagram. A rede social deixou de ser vista como um lugar para jovens postarem fotos e passou a ser reconhecida como uma ótima estratégia comercial. Afinal, mensalmente, ela tem mais de 800 milhões de usuários ativos — e já é maior que o Twitter.
Contudo, muitos gestores e empresários ainda usam o Instagram como se fossem as suas contas pessoais, de maneira improvisada e amadora. Por isso, é muito importante se atentar ao verdadeiro potencial dessa rede e começar a ter uma postura mais profissional. Assim, realmente, será possível obter bons resultados.
Descubra agora como utilizar o marketing no Instagram como uma ferramenta relevante para a divulgação da sua marca. Boa leitura!
Qual a importância do marketing no Instagram?
Conhecida como a rede social que mais cresce no mundo, o Instagram é um grande espaço de interação entre as pessoas, e as empresas podem — e devem! — se aproveitar desse fluxo. Ficar de fora dessa tendência é perder oportunidades de trabalhar branding, captar leads e aumentar vendas.
As fotos e vídeos são umas das melhores maneiras de impactar o público, pois geram mais engajamento que um texto e abrem inúmeras possibilidades de interação. Isso pode ser explorado de diversas formas pelas empresas para aumentar o reconhecimento da marca e melhorar o relacionamento com o público.
Quais ações podem ser usadas nessa plataforma?
Para começar a atuar no Instagram, é necessário entender que o marketing nas redes sociais é feito por meio da criação de laços com os usuários, e não interrompendo a navegação deles para fazer um anúncio. Portanto, não interfira na conversa! Participe dela e interaja com pessoas e empresas.
Vejamos, abaixo, algumas ações que podem ser implementadas para trabalhar essa forma de marketing!
1. Contratar influenciadores digitais
Muitos usuários utilizam o Instagram para seguir o perfil de celebridades ou outras pessoas influentes na rede. Hoje, existem milhares de pessoas que se dedicam exclusivamente à tarefa de influenciar seguidores para determinadas marcas.
A sua empresa pode contratar um influenciador que tenha a ver com o seu negócio. Por exemplo, um personal trainer com muitos seguidores pode ser útil para uma companhia de suplementos ou de moda atlética — eles vão postar fotos ou vídeos com certos produtos ou fazendo alusão à marca.
2. Desenvolver conteúdo exclusivo
Planeje as postagens para que cada publicação siga um propósito. Assim, estudar a concorrência e outras empresas do ramo para ver como são as suas postagens e como o público reage a elas é essencial.
Contudo, use imagens exclusivas e seja inovador. Os textos também precisam instigar a interação e causar alguma reação no público. Portanto, use hashtags próprias e pesquise quais são as mais populares relacionadas ao seu negócio. Isso impulsionará a sua visibilidade.
3. Alinhar com a estratégia do Facebook
O Instagram foi comprado pelo Facebook e é bastante integrado com ele. Então, use as duas redes em sintonia, mas sem repetir o conteúdo de uma na outra. Em vez disso, pense em formas de interação entre os dois para que se complementem e ampliem a exposição de ambos.
4. Contar com bom sistema de monitoramento
Muitas vezes não é possível dar conta do volume de interações, logo, as ferramentas de gestão podem ser muito úteis para monitorar, engajar e analisar os esforços nas redes sociais.
Plataformas como o GrowSocial ou Sprout Social são soluções completas para publicar os seus conteúdos e gerenciar as menções e comentários.
5. Usar o Instagram Stories
Os Stories são trechos de vídeos ou fotos que ficam no ar por 24 horas e que podem receber links após o usuário atingir um determinado número de seguidores.
Assim, é possível aumentar a proximidade com as pessoas e criar relacionamentos ainda mais pessoais. É interessante para mostrar bastidores da empresa, lançamento de produtos ou a fabricação deles, por exemplo.
Criar estratégias de marketing no Instagram é uma maneira interessante de melhorar o relacionamento com os consumidores. Para isso, é imprescindível ser profissional e usar as táticas certas. Então, aproveite!
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