À procura do briefing perfeito. Confira 5 dicas para não errar!

Ao se iniciar um projeto, é fundamental que exista um documento com todas as informações e diretrizes passadas pelo cliente. Para reunir todas essas informações de modo coerente, é preciso saber como fazer um briefing.

Este é um documento obrigatório para qualquer estratégia de sucesso, além de ser imprescindível para evitar o retrabalho ou até mesmo a perda de todo o projeto.

Agora que você já entendeu a importância do briefing, acompanhe nossas dicas para construir o seu! Vamos lá?

1. Defina os objetivos e metas

Todo e qualquer projeto possui um objetivo, uma razão de ser. Em um bom briefing, essas diretrizes estarão definidas de forma clara e direta. Será, por exemplo, uma estratégia de marketing digital completa ou apenas ações pontuais?

Ao inserir estas informações, você evita que o resultado do projeto divirja das expectativas da empresa, além de direcionar as estratégias a serem adotadas.

2. Determine o orçamento e os prazos

Antes mesmo de se realizar uma proposta, é fundamental que você saiba quanto a empresa está disposto a investir. Esta informação permite que o setor de marketing elabore estratégias de acordo com a disponibilidade de recursos do contratante.

Para ilustrar a situação: não adianta você sugerir a criação de um e-commerce completo por R$ 5 mil se a empresa possui apenas R$ 2 mil de verba disponível. Esse tipo de situação pode gerar conflito com a diretoria e passar a sensação de que o marketing não sabe o que está fazendo.

Outro fator que deve constar no briefing é o prazo para a execução de cada ação e da conclusão projeto completo. É imprescindível que todos os envolvidos entendam a razão de cada prazo e que todos eles sejam respeitados.

3. Estabeleça o público-alvo

Você já possui as informações sobre o objetivo e qual a verba e prazos disponíveis. Agora, você tem que estabelecer para quem tudo isso deverá ser direcionado.

Nesse ponto, é fundamental que o setor tenha o pleno conhecimento sobre que é o público-alvo da empresa e busque informações sobre gênero, faixa etária, localização, hábitos e preferências. Estabelecer a audiência correta fará a diferença entre obter bons resultados ou não.

Se a empresa não faz ideia de quem é a sua clientela, é essencial que se levante qual seria o padrão de cliente ideal para a empresa. Pode ser que exista mais de um perfil, então, anote tudo!

4. Elabore o escopo de projeto

Se o o marketing sugeriu ações de PDV, alterações de site e branding não estão inseridos neste pacote. Pois é, mas é muito comum que as empresas não possuam esta visão muito clara.

Em seu briefing, deixe claro quais foram as ações definidas, o que elas englobam e que tudo que estiver fora dele deverá ser encarado como outro plano de ação.

Esta parte do documento é a responsável pelo alinhamento das expectativas da diretoria com as entregas que efetivamente serão realizadas pelo setor de marketing.

5. Colete referências

No briefing, devem constar algumas referências do que a empresa já realizou e se deu certo ou não. Esta coleta facilitará o processo de brainstorming, pois a equipe saberá que tipo de ações a empresa realiza, formando uma linha de raciocínio.

Agora que você já conhece nossas dicas de como fazer um briefing, chegou a sua vez. Conte-nos suas experiências, dúvidas e opiniões nos comentários!

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