A automação de marketing é uma ferramenta que pode cortar custos e economizar tempo da operação, já que acelera os processos para conquistar novas oportunidades de negócio. Com ela, é possível abordar leads em diferentes estágios da jornada de compra para identificá-los, reconhecer seus problemas ou necessidades e encaminhá-los para um vendedor, tudo de forma automática. Por isso, é tão importante no trabalho de marketing atual e faz toda a diferença no volume de vendas.
Esse trabalho utiliza softwares para facilitar, agilizar e organizar todas as informações sobre o público-alvo, criando fluxos de nutrição específicos para determinadas situações. A segmentação e a personalização das mensagens pode ser muito mais precisa com o uso das regras de automação. Cada vez que um lead interage com seus materiais, você pode colher dados sobre ele e melhorar ainda as suas filas, com um conhecimento mais profundo sobre o público.
Vejamos como a automação de marketing pode ajudar sua empresa a aumentar as vendas e desenvolver melhores estratégias. Vamos lá?
Conheça o cliente
Quando o consumidor se torna um lead do seu negócio, baixando um material ou se inscrevendo na newsletter, por exemplo, ele passa a ser identificado com alguns dados, como nome, e-mail e profissão. A automação possibilita adquirir mais informações sobre esse potencial cliente, pois todas as suas interações com a marca são registradas e catalogadas em diferentes categorias.
Isso vai possibilitar melhores fluxos de nutrição, que podem acelerar a conversão por meio de ofertas personalizadas e de conteúdo interessante para cada estágio da jornada de compras. Além disso, o time de vendas terá mais noções sobre o cliente e poderá desenvolver outras formas de contatá-lo e de concretizar o negócio.
Aumente a satisfação no pós-venda
Quando se tem mais informações sobre os leads, é possível oferecer os produtos exatos que eles desejam, isso eleva o nível de satisfação depois da compra. A oferta personalizada é uma maneira de poupar o cliente de procurar o que deseja em outros lugares, proporcionando praticidade e conforto às vendas.
Ainda, esse cuidado em elaborar ofertas precisas para cada grupo de lead demonstra o interesse da empresa em atender às necessidades e solucionar os problemas dos clientes. Desse modo, a automação de marketing se torna um diferencial na venda, não só na parte operacional, mas também na melhoria das relações com os consumidores.
Faça relatórios das estratégias
Os softwares de automação conseguem gerar diversos relatórios que mostram o desempenho das estratégias. Assim, é possível saber quais ações foram eficazes e quais devem ser descartadas, ou aquelas que podem ser corrigidas e usadas de outra forma. A tomada de decisão e o entendimento do perfil dos leads se tornarão muito mais rápidos.
Por exemplo, você consegue ver quantas pessoas clicaram em um anúncio, quantas abriram um e-mail, quantas clicaram em uma oferta que foi disponibilizada por meio de mensagens eletrônicas, entre muitas outras informações. É importante, nessa hora, saber interpretar os dados coletados e utilizá-los para otimizar as campanhas de marketing e o processo de vendas.
Com a popularização dos softwares de automação de marketing, essa tarefa se tornou essencial para desempenhar bons resultados e oferecer melhores experiências de compra aos consumidores. Também, as vendas se tornam constantes e aceleradas com a nutrição automática dos leads, repassando clientes mais dispostos a fechar negócio.
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