5 ferramentas de BI e como escolher a melhor para o seu negócio

5 ferramentas de BI e como escolher a melhor para o seu negócio

Atualmente, existem diversas ferramentas de BI no mercado para auxiliar as empresas a obter dados relacionados ao negócio e a ganhar uma boa vantagem competitiva. O Business Intelligence tem como objetivo facilitar as tomadas de decisão por meio de informações relevantes para a organização.

Elas podem ser tanto internas — como eficiência das operações administrativas, fluxo de produção, prazos logísticos — quanto externas — como cenário econômico, concorrentes, questões políticas etc.

Esse trabalho envolve reunir, organizar, segmentar e analisar dados que têm ligação com a companhia, a fim de transformá-los em maneiras de aumentar a eficiência da operação, descobrir novas oportunidades, observar tendências, monitorar KPIs, entre outros benefícios.

Veremos, agora, algumas das ferramentas de BI disponíveis para aumentar o conhecimento sobre o negócio e obter resultados ainda melhores. Vamos lá?

1. Adobe Analytics

Essa ferramenta faz análises em tempo real e cria diversas segmentações de forma detalhada nos canais de marketing em operação. Além disso, descobre qual o público-alvo mais importante para as campanhas, identifica problemas, pesquisa oportunidades, entre outros.

Essas informações podem ser visualizadas em painéis personalizados, compartilhadas com toda a equipe e empregadas na busca pelo entendimento sobre o comportamento dos clientes. Por ser uma ferramenta bastante completa, ela serve para, praticamente, todos os tipos e tamanhos de negócios que desejam acompanhar o desempenho do seu site. 

2. Google Data Studio 

Esse aplicativo consegue criar relatórios bastante completos, personalizáveis, de simples compreensão e de compartilhamento. Além disso, é possível coletar dados e conhecer as suas origens, a fim de compreender melhor o negócio e poder tomar decisões mais precisas.

Essas informações brutas são convertidas e mostradas em painéis descomplicados, que podem ser criados com a colaboração de todos os integrantes da equipe. 

3. Microsoft Power BI

Essa solução reúne algumas ferramentas para analisar o negócio e compartilhar ideias entre os participantes. Ela oferece uma visão completa de todas as métricas relevantes em um mesmo painel, atualizado em tempo real e acessível por meio de diversos dispositivos, como desktops, tablets e smartphones.

O Power BI ainda pode ser conectado a mais de 60 bancos de dados, como Google Analytics, MailChimp, SQL Server, Salesforce etc. 

4. IBM Watson Analytics 

Ferramenta que funciona em cloud computing e proporciona a análise de dados com uma visualização inteligente. Ela direciona a busca de informações, faz análises preditivas automáticas e cria gráficos de maneira simples.

Esse sistema permite a realização de perguntas para obter respostas instantâneas e usa dados do Twitter e do IBM Cognos Business Intelligence.

5. Tableau

Segundo os produtores, essa ferramenta tem o objetivo de permitir que as pessoas vejam e compreendam os dados, facilmente, com usabilidade e rapidez. Eles prometem que a aplicação é compatível com os bancos de dados mais conhecidos, como Microsoft SQL Server, Oracle, Teradata, AWS Redshift, entre outros. Como funciona na nuvem, os painéis podem ser acessados em qualquer lugar com Internet. 

As ferramentas de BI devem ser escolhidas com cuidado e de acordo com as necessidades do negócio. Para isso, é possível contar com o apoio de uma empresa especializada nesse ramo, para garantir que os resultados sejam os esperados. Afinal, esse é um trabalho que requer dedicação, conhecimento e experiência para obter o máximo que essa estratégia pode oferecer. 

Se você gostou de conhecer essas ferramentas de BI, siga nossas redes sociais para ter mais dicas como essas. Estamos no Facebook, no Twitter, no Instagram e noLinkedIn !

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This