Você quer melhorar a relação da sua empresa com o os clientes? Talvez a sua equipe ainda não tenha pensado nisso, mas adotar estratégias de jogos na sua comunicação pode torná-la mais interativa. Nesse sentido, a gamificação aplicada ao marketing digital tem se mostrado um ótimo caminho para negócios de diferentes portes.
Afinal, as redes sociais facilitam bastante o engajamento e o compartilhamento, que são métricas importantes a serem consideradas em tais campanhas.
Inclusive, é possível gamificar suas ações tanto por meio de jogos complexos, que exigem um alto investimento, como de forma mais simples. No post de hoje, você vai aprender como aplicar a gamificação em estratégias de marketing digital. Preparado?
O que é gamificação?
O termo gamificação tem sua origem na palavra inglesa gamification. Assim, ela é uma estratégia de marketing que tem como objetivo usar conceitos e mecânicas de games nas ações de comunicação. São exemplos disso: gincanas, desafios e competições sincronizadas às redes sociais. A ideia é desenvolvê-los com base em elementos de jogos como pontos, regras e recompensa, a fim de alcançar um objetivo específico.
De maneira resumida, existem dois tipos de gamificação. O primeiro deles é mais visual e semelhante a um jogo, exigindo um investimento financeiro mais alto. Já o segundo tem a ver com o conteúdo produzido e requer menos verba, visto que o mais importante é a história e sua estratégia promocional. De qualquer forma, ambos fortalecem o envolvimento entre o cliente e a marca.
Por que investir nessa estratégia?
Você já parou para pensar como nós, seres humanos, gostamos da brincadeira de atingir metas, obter recompensas (medalhas, pontos, cupons ou badges) e evitar punições? Há um forte apelo psicológico nisso e alguns estudos mostram que os jogos estão relacionados à ativação da dopamina no cérebro, neurotransmissor que atua na sensação de prazer.
Para o marketing digital, a estratégia de gamificação é bem eficiente, porque gera interação, aumenta o engajamento e apresenta grande potencial de compartilhamento. Ela também possibilita que dados sobre comportamento e hábitos de consumo sejam armazenados.
Vale ressaltar ainda que, se por um lado, a publicidade tradicional se caracteriza pela comunicação em sentido único, da agência para o cliente, por outro, a gamificação permite uma interação mais lúdica e estimula uma sensação de pertencimento.
Como aplicá-la?
Faça uma autoanálise
Na hora de começar a planejar um conteúdo gamificado, reflita sobre o seu negócio e qual é o seu objetivo. Também é muito importante estudar sua persona para entender os hábitos dela para, a partir disso, desenhar a mecânica da ação desde o nível de esforço a ser demandado até a escolha dos canais. Além disso, desenvolva uma ideia clara da história que deseja contar.
Conheça o checklist de regras
Para que uma ação traga, de fato, os benefícios da gamificação, ela deve atender aos seguintes critérios:
- regras;
- resultado variável e mensurável;
- empenho do jogador;
- consequências negociáveis de acordo com o esforço.
Mas fique atento: um sorteio não pode ser classificado como conteúdo gamificado, porque não demanda esforço. Ademais, se o participante não puder interferir no resultado do jogo, também não dá para considerá-lo como gamificação.
Analise os resultados
É claro que analisar os resultados das ações é fundamental em qualquer ação de marketing. No entanto, como na gamificação você tem acesso a dados sobre o comportamento e os hábitos dos usuários, isso ganha ainda mais relevância. Afinal, em uma campanha tradicional, não é possível entender com tanta precisão cada etapa, a fim de aperfeiçoar todo o processo.
Agora que você já sabe o que é gamificação, compreenda quais são as mecânicas que funcionam para o seu público-alvo e ajudam na criação de uma conexão emocional com ele. Saiba que aderir a essa tendência pode ser mais fácil do que imagina. O resultado disso? Clientes fiéis à sua marca.
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