5 erros de automação de marketing que devem ser evitados

De fato, desenvolver uma estratégia de automação de marketing impecável não é uma tarefa tão simples. Nesse processo, podem ocorrer erros que impactam negativamente nos resultados, principalmente se você ainda não domina completamente o assunto.

Para evitar deslizes, leia este artigo no qual apresentaremos 5 erros que devem ser evitados. Além disso, falaremos sobre a importância da segmentação de leads e as boas práticas no envio de e-mails para otimizar as campanhas.

Quer ficar livre de erros no processo de automação de marketing? Então siga com a leitura para entender o assunto!

Quais os possíveis erros do processo de automação de marketing?

Antes de falarmos dos erros normalmente cometidos, cabe ressaltar que a automação de marketing refere-se ao uso de softwares para trazer maior eficiência e minimizar os erros em campanhas de marketing digital. Assim, veja os 5 equívocos mais comuns e como solucioná-los:

1. Deixar todo o trabalho por conta da ferramenta

Pensar que o software de automação de marketing realizará todo o trabalho sozinho é um enorme equívoco. Agindo assim, você estará apenas automatizando o erro.

É importante que a equipe conheça a base e tome decisões de relacionamento assertivas.

Além disso, é preciso acompanhar as respostas para esclarecer dúvidas e criar uma interação humanizada com os clientes.

2. Falta de segmentação dos leads

Ter um banco de dados repleto de leads qualificados é fundamental para desenvolver ações de e-mail marketing assertivas. Porém, um erro muito comum é não dar atenção à personalização das mensagens.

Assim, desenvolva campanhas segmentadas de acordo com o estágio do funil de vendas do cliente e suas características e preferências.

3. Envio de e-mails sem critérios

Outro erro relacionado ao e-mail marketing é o envio de mensagens em grandes quantidades e sem critérios.

Pondere os disparos, sempre levando em consideração que tudo em excesso é inconveniente e acaba resultando no oposto do esperado incluindo o cancelamento da inscrição na sua lista de e-mails e a perda do cliente.

Assim, é preciso ter parcimônia e estabelecer estratégias e horários para o disparo dos e-mails.

4. Displicência na análise e otimização do processo

De fato, toda estratégia precisa ser analisada e otimizada para obter melhores resultados. Negligenciar esse ponto é um erro que precisa ser evitado.

Por isso, valide as suas hipóteses por meio do acompanhamento de métricas. Veja algumas importantes:

  • CTR (Click Through Rate);

  • taxa de clique;

  • taxa de abertura;

  • volume absoluto.

5. Falta de estratégia na geração de leads

Por último, é importante saber que de nada adianta criar ótimas estratégias de automação de marketing sem desenvolver ações para atração de leads.

Dessa forma, jamais cometa o erro de comprar uma lista de e-mail. O caminho correto é gerar conteúdos relacionados ao interesse dos seus clientes e desenvolver ações de Inbound Marketing para otimizar os resultados.

Ter um software de automação de marketing funcionando com perfeição requer comprometimento e disciplina. Mas tenha em mente que os resultados alcançados são recompensadores.

Gostou deste artigo? Entendeu os 5 erros de automação de marketing que devem ser evitados? Então curta a nossa página no Facebook e siga-nos no Twitter, Instagram, LinkedIn e Pinterest para acompanhar outros conteúdos relacionados ao assunto.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This