Como preparar a minha empresa para o Natal?

Com o avanço da vacinação em todo o país, os brasileiros estão se sentindo mais seguros para sair de casa. Afinal, por mais de um ano, convivemos com uma pandemia que transformou a nossa rotina e o nosso jeito de consumir. Por isso, o Natal é uma das datas mais esperadas por todos — mas principalmente por quem atua no segmento varejista. Já sabe como preparar a sua empresa para o Natal? 

Espera-se que as vendas no fim do ano movimentem mais de R$ 34 bilhões, de acordo com a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). Ou seja, um crescimento de cerca de 4,3% em relação ao Natal de 2020. Isso também significa um aumento no número de vagas temporárias: aproximadamente 94,2 mil novos postos de trabalho devem ser criados para atender a demanda dos consumidores, que estão animados. 

Sendo assim, separamos algumas dicas especiais para que a sua empresa esteja preparada para o Natal de 2021. Vamos lá? 

Destaque-se dos concorrentes

Não importa se o seu negócio é totalmente virtual ou se atende fisicamente, nossa primeira dica é: saiba como chamar a atenção dos consumidores. Seja com uma decoração especial na loja ou com uma transformação visual no e-commerce, vale a pena investir em maneiras de a sua empresa participar dessa data tão especial que é o Natal. Capriche na vitrine, mude o uniforme dos seus colaboradores, troque as cores das suas redes sociais. 

Analise o estoque

Esta etapa, na verdade, é válida para qualquer período em que as vendas aumentam significativamente. Confira o seu estoque para saber quais produtos estão parados e podem ser liquidados, quais precisam ser comprados/produzidos em maior quantidade e, ainda, quais novidades podem chamar a atenção para o seu negócio. Aqui, também vale a pena tentar parcerias com outras marcas, por exemplo, para oferecer um brinde especial aos compradores. 

Divulgue seus pontos fortes

Depois de analisar o estoque e avaliar quais promoções podem ser realizadas, é hora de divulgar seus benefícios. Entrega rápida? Maior variedade da região? Invista em anúncios que levem essa mensagem adiante. Vale ressaltar que os anúncios on-line entregam um ótimo custo-benefício e ainda proporcionam mensuração, em tempo real, de todos os resultados.

Capriche no atendimento

Você, com certeza, sabe que o bom atendimento sempre foi fator decisivo na hora de uma compra. Seja nos espaços físicos ou na internet, os consumidores precisam receber atenção da forma correta. E isso se intensificou depois da pandemia, já que agora os brasileiros estão mais exigentes, pesquisando bastante e preferindo atendimento rápido. Além disso, os compradores também estão mais conscientes, portanto, vale divulgar os valores da empresa que estejam alinhados com o Natal e as emoções da época.

Personalize seus produtos ou serviços

Complementando a dica anterior, oferecer produtos ou serviços personalizados também está fazendo sucesso com os compradores. E caso não consiga customizar nenhum artigo ou atividade do seu negócio, invista em um atendimento personalizado, por exemplo, oferecendo promoções exclusivas de acordo com o histórico do cliente, ou cupons especiais para quem está realizando a primeira compra. 

Leia também: Compras on-line: Brasil é líder absoluto na América Latina

Ofereça uma consultoria para os presentes

Imagine um cliente que precisa comprar dez presentes, para a família toda, e não sabe por onde começar. Você pode conquistá-lo ao oferecer ajuda durante as compras. Caso tenha uma loja física, treine a sua equipe de forma que todos os atendentes saibam dar dicas e explicar sobre os produtos. Seu negócio oferece serviços? Os colaboradores também precisam estar preparados para contar sobre os benefícios de cada escolha. E, ainda, se as suas vendas são on-line, prepare alguns materiais divertidos com seções de dicas de presentes, seja por idade, por parentesco ou até mesmo por preço. Com certeza, seu comprador vai se sentir mais seguro com uma ajudinha.

Explore as mídias sociais

Hoje, os brasileiros passam quase cinco horas por dia nas redes sociais. Por isso, é fundamental apresentar seus produtos, serviços e promoções em diferentes canais, de acordo com o público que deseja atingir. Afinal, as mídias sociais são como vitrines gigantes que podem mostrar a sua marca para todo o mundo. Como as vendas ficam aquecidas nessa época do ano, é interessante também contar com ajuda profissional para criar conteúdo relevante e anúncios assertivos — assim você atinge um público que pode se tornar cliente com mais facilidade.

Explique as condições de troca

Quando estamos comprando um presente, é sempre interessante sabermos quais as condições de troca daquele produto, ou mesmo o prazo em que um serviço poderá ser utilizado. Por isso, outra forma de preparar a sua empresa para o Natal é deixando bem claro como e até quando um cliente poderá fazer a troca. A dica também vale (e muito) para quem atua com vendas on-line, já que muita gente ainda deixa de comprar presentes nos e-commerces pensando na dificuldade das trocas.

Conquiste leads

Por fim, nossa última dica é que você aproveite a época para captar novos leads. Lead é uma pessoa que está interessada em seus produtos ou serviços e teve contato com a sua empresa de alguma forma. Quando você consegue o telefone ou o e-mail, por exemplo, desse cliente em potencial, você conquistou um novo lead. A partir daí, esse lead poderá receber conteúdos sobre seu negócio, como notícias de lançamentos, promoções, cupons de desconto e mais, por meio de ações de marketing personalizadas. 


E então, curtiu as dicas especiais para preparar a sua empresa para o Natal? Conte aqui, ou nas nossas redes sociais, qual recomendação vai colocar em prática primeiro.

Até mais!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share This