Marketing e vendas: descubra por que unir esses dois times

As empresas que conseguem alinhar marketing e vendas estão entre as mais bem-sucedidas, uma vez que possuem uma forte compreensão de como promover os seus negócios e atingir o cliente.

Todavia, é bastante comum o fato de que ambos os setores mantêm entre si certa rivalidade silenciosa, impulsionada por falhas na comunicação, pela existência de diferentes objetivos, por insegurança etc.

Atualmente os clientes possuem muito acesso a informações sobre todo tipo de produto e pesquisam muito antes de se decidirem pela compra. Diante disso, é vital que as ações de marketing e vendas estejam alinhadas para alcançar o máximo potencial de lucro.

Neste artigo, vamos apresentar excelentes dicas de como criar um laço entre esses dois setores na sua empresa. Continue a leitura e saiba mais!

Garanta que ambas as equipes tenham expectativas realistas

Um dos elementos mais importantes para alinhar marketing e vendas é fazer com que os colaboradores atuem juntos. Para isso, programe reuniões regulares com ambas as equipes. Inicialmente, cada uma deve definir suas expectativas e eliminar ideias que não sejam promissoras.

Certifique-se que cada reunião inclua informações atualizadas a respeito do andamento das ações estipuladas. Inclua também um tempo para comemorar vitórias. Evidentemente, todos devem estar cientes de quaisquer mudanças e melhorias nos produtos.

Dê exemplos práticos de como o alinhamento pode otimizar os resultados gerais do negócio, incentivando a cooperação de todas as maneiras possíveis, a fim de que as equipes sintam que estão alcançando objetivos em comum.

Integre dados de vendas e marketing

Ao centralizar todas as informações que seus colaboradores precisam, a tarefa de analisar dados importantes é enormemente facilitada. Uma boa ideia é integrar seus fluxos de informações usando um serviço para extrair dados de vários aplicativos que você já esteja usando e mantê-los em um só lugar.

Escolha um software que forneça acesso rápido e fácil a todos os conjuntos de dados relevantes ao mesmo tempo. Desse modo, você poderá obter visualizações detalhadas a respeito do progresso das ações de vendas e de marketing.

Com todos os dados reunidos, os vendedores podem aprender muito mais sobre os leads e os profissionais de marketing podem detectar tendências e avaliar exatamente o que está funcionando. Além disso, a extração de todos os seus dados em um único relatório visual simplifica a solução de problemas e informa campanhas futuras.

Adote um software de gerenciamento de projetos

Se você ainda está inseguro, talvez devido a alguma experiência passada, precisa saber que os softwares de gerenciamento de projetos estão mais acessíveis do que nunca. Alguns até apresentam um conjunto robusto de opções de integração para que você possa linkar para outros aplicativos que esteja usando.

Se você atua em uma empresa de porte médio, ofereça à sua equipe condições para que as pessoas colaborem em tempo real e compartilhem informações entre si, capacitando seus colaboradores a estabelecer comunicações mais eficazes.

Com o passar do tempo, todos os profissionais de marketing e vendas entenderão que devem trabalhar juntos para alavancar os resultados do negócio.

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