Futuro sem cookies: como fica o Marketing Digital?

O futuro sem cookies é uma nova preocupação para as empresas que estavam acostumadas a ter acesso a muitas informações e, a partir delas, tomar a maioria de suas decisões. Só que agora o jogo está virando: esses dados, principalmente pessoais, não vão ficar mais disponíveis. 

Nós deixamos vários rastros enquanto navegamos tranquilamente na internet, e todos esses dados eram colhidos e utilizados em estratégias de Marketing Digital. Já parou para imaginar o quanto de informações as empresas conseguem recolher todos os dias?

E é aqui que entram os cookies: os dados coletados pelos mais diferentes sites recebem o nome de cookies e ajudam a melhorar a experiência de navegação de cada usuário. Sabe quando você busca informações sobre um produto e depois ele aparece novamente em outras pesquisas? Então, é assim que funciona. 

A grande discussão, portanto, é que a coleta e o uso destes cookies pode ferir a privacidade dos usuários. O Google Chrome, por exemplo, que é usado por cerca de 3 bilhões de pessoas ao redor do planeta, já anunciou o fim de alguns tipos de cookies, os de terceiros. Vamos conhecer melhor todas as classes e entender o futuro sem cookies. Continue a leitura e descubra como isso pode afetar sua vida e seus negócios. 

O que são cookies?  

Os cookies são usados, hoje em dia, na maioria dos sites que visitamos. São arquivos de textos entregues ao navegador cada vez que uma página é acessada, e o objetivo é que a experiência do usuário seja sempre aprimorada. 

Sendo assim, os cookies criam um histórico de acesso de cada um desses usuários e passam a personalizar a navegação, como entregando os produtos que uma pessoa mais compra ou até mesmo preenchendo automaticamente formulários com dados pessoais durante um período de tempo. 

Além de otimizar a navegação pela internet, os cookies também são muito úteis em estratégias de marketing, como você já deve imaginar. É possível, por exemplo, criar conteúdos promocionais de acordo com o comportamento de compra de cada pessoa. 

Por que os cookies são importantes?  

Como acabamos de citar, os cookies podem ter mais de uma função para cada empresa. Mas vamos entender melhor sobre eles para concluir sua importância:

Cookies estritamente necessários

São técnicos e estão ligados diretamente ao funcionamento dos sites, permitindo que muitos recursos sejam acessados. Eles servem, por exemplo, para identificar um comprador e permitir que esse acompanhe suas compras em uma marca. Também garantem a segurança dos usuários por meio de autenticações. 

Cookies funcionais

Já estes personalizam a experiência de cada usuário com base em escolhas feitas pela própria pessoa, como linguagem, tamanho do texto, modo noturno e outras configurações. 

Cookies de desempenho

Trabalham coletando dados sobre os visitantes e o tráfego do site. Assim, é possível que as empresas saibam as páginas mais e menos acessadas, o que os usuários estão buscando, quando há alguma falha técnica e mais. Porém, esses cookies não identificam uma pessoa individualmente, ou seja, eles sabem que alguém clicou na página de esportes, mas não quem foi especificamente.

Cookies de segmentação

Chegamos, finalmente, aos cookies mais polêmicos, já que esses sim são usados em estratégias de Marketing Digital. Eles identificam e segmentam o comportamento dos usuários e permitem que campanhas de publicidade mais assertivas sejam realizadas, ou seja, é possível entregar um anúncio exatamente de acordo com o perfil de determinada pessoa. 

Leia mais: Omnichannel: como essa estratégia funciona?

O que são first e third-party cookies?

Para compreender o futuro sem cookies, é importante também saber as diferenças entre first e third-party cookies. Tecnicamente, os dois são bem parecidos: dados coletados de um site e enviados ao navegador do usuário. Mas a finalidade dessas informações é que os diferencia. 

Os first-party cookies são criados pelas próprias páginas que a gente acessa, já os third-party são gerados a partir de um domínio distinto, o que os torna essenciais para ações de Marketing, por exemplo, pois permitem que os visitantes sejam monitorados e impactados novamente. 

Os envolvidos nas discussões sobre privacidade, portanto, são os third-party cookies, ou cookies de terceiros, que já foram eliminados de alguns navegadores. Aqui, então, se inicia o futuro sem cookies. 

Os cookies vão acabar?

Você já deve ter acessado uma página na internet que avisava sobre o uso de cookies, certo? Essa prática é nova e se tornou recorrente após a LGPD, a Lei Geral de Proteção de Dados, que tem como objetivo resguardar os dados pessoais dos brasileiros. Agora, as discussões sobre privacidade on-line estão aumentando e é importante entender como fica o futuro sem cookies. 

Os cookies podem ser considerados inocentes, já que foram criados para melhorar nossas experiências de navegação. Contudo, a questão é que os third-party cookies não protegem os dados dos usuários, nem garantem nenhum tipo de segurança da informação, o que torna seus processamentos mais duvidosos. Por isso, visando a privacidade de todos, é possível que os cookies de terceiros caiam em desuso muito em breve. 

E como será o futuro sem cookies?

O termo em inglês cookieless future, ou futuro sem cookies aqui para nós, se refere somente aos third-party cookies. A internet vai precisar desenvolver cookies que funcionem como os de terceiros, porém, que sejam mais seguros e confiáveis. E isso vai impulsionar transformações também no Marketing Digital. 

O próprio Google, mesmo banindo os cookies de terceiros, será afetado — e sabe disso. As empresas anunciantes também serão atingidas, mas esse está longe de ser o fim da mídia on-line. Claro, algumas transformações vão acontecer em um futuro sem cookies, mas novos mecanismos para anúncios publicitários já estão sendo desenvolvidos. 

Para os usuários, o futuro sem cookies significa mais segurança. E foi exatamente por isso que toda essa discussão teve início. Por outro lado, quem navega o tempo todo na internet vai reparar que as experiências personalizadas estão diminuindo, pelo menos no momento.

Os navegadores, por hora, estão indicando que fortalecer os first-party cookies é um bom começo para lidar com as mudanças. Isso vai permitir até que as empresas sejam mais transparentes e próximas de seus consumidores, sem depender da atuação de terceiros, o que também é interessante para o Marketing Digital, pois fortalece relacionamentos. 

Outra saída é coletar dados diretamente com os consumidores, por exemplo, nas mídias sociais, por meio de ofertas interessantes, como conteúdos interativos, materiais ricos, promoções e mais. Landing pages com formulários transparentes vão ajudar muito no futuro sem cookies. 

Ter cuidado com dados pessoais e respeitar a privacidade digital é algo extremamente importante desde o ano de 2021. Portanto, o futuro sem cookies já era esperado por todos que estão por dentro do assunto LGPD. Sendo assim, é fundamental que sua empresa comece a se adaptar e pense em medidas corporativas que possam superar a situação. 

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