Conteúdo humanizado: 8 dicas para aplicar na sua estratégia de marketing

Todos nós temos dúvidas, alegrias, problemas, vontades e diferentes sentimentos a cada dia. As marcas, portanto, precisam descobrir como se comunicar de forma mais direta e sincera com seus consumidores. Por isso, foi criado o termo conteúdo humanizado, que nada mais é do que sabermos, na hora de criar qualquer tipo de conteúdo da estratégia de Marketing, qual a melhor forma de nos conectarmos com o público. 

O Marketing de Conteúdo é feito por pessoas e para pessoas. Sendo assim, o conteúdo humanizado deve ser um dos principais caminhos a serem seguidos por qualquer marca — até mesmo as de segmentos B2B, que vendem ou oferecem serviços para empresas, pois, do outro lado da tela, está também um ser humano com dúvidas e necessidades.  

Continue a leitura para compreender melhor o que é o conteúdo humanizado e saber como conversar de forma mais verdadeira com seus consumidores. 

O que é conteúdo humanizado? 

O conteúdo humanizado é aquele produzido diretamente para se conectar com as pessoas que estão em contato com uma marca. Para isso, é fundamental que quem está escrevendo ou criando uma arte, por exemplo, conheça muito bem quem são as personas escolhidas para representar os atuais e futuros consumidores. Somente assim será possível construir uma relação humanizada em que o cliente e suas necessidades ou desejos estejam no centro das estratégias de Marketing. 

Resumindo, o conteúdo humanizado foca nas pessoas, e não nos produtos ou serviços que uma marca está oferecendo. Sabe quando você lê uma legenda no Instagram ou vê uma foto no Pinterest e se identifica na mesma hora? Então, esse conteúdo foi humanizado a ponto de chamar a sua atenção de verdade, e te fazer dar uma pausa na rotina. 

Por que humanizar o conteúdo? 

O conteúdo humanizado pode fortificar as relações entre a sua marca e os seus clientes. Quando as pessoas estão navegando nas redes sociais, por exemplo, ou fazendo uma busca no Google, elas não querem encontrar conteúdos superficiais, que parecem ter sido criados por robôs, elas querem um conteúdo relevante e que, de fato, converse sobre suas dores ou interesses. 

Se o seu conteúdo cumprir essa missão: parabéns! Com certeza você vai chamar a atenção de novos públicos ou fortalecer ainda mais o relacionamento com quem já conhece a sua empresa. Afinal, o público tende a engajar mais com quem mostra que sabe quais conteúdos são importantes para o dia a dia. 

Para te explicar melhor como o conteúdo humanizado é fundamental para qualquer empresa, temos dados. Uma pesquisa realizada pela Salesforce, empresa norte-americana que desenvolve estratégias de CRM, aponta que 73% dos consumidores querem que as marcas compreendam suas necessidades e vontades. Contudo, apenas 51% dos perguntados responderam que as organizações conseguem isso. 

E tem mais: esses números sobem quando estamos falando com os Millennials ou com a Geração Z, ou seja, com quem nasceu entre 1980 e 2010. O conteúdo humanizado deve ser adotado com força total nos próximos meses, hein? Principalmente agora que estamos superando a pandemia da Covid-19: os consumidores estão dando preferência para as marcas humanizadas. 

Então, vamos às dicas para você aplicar o conteúdo humanizado na sua estratégia de Marketing! 

1. Saiba quem é a sua persona

A persona é um personagem elaborado para representar o seu cliente ideal. Saber o que essa persona gosta, precisa e consome é fundamental para criar um conteúdo humanizado. E tem mais: a persona deve ser desenvolvida com base em dados reais de quem já é cliente ou de quem pode vir a ser um comprador. Uma forma de conseguir essas informações é enviando um questionário, por e-mail, para a base de contatos que você já possui. 

2. Tenha empatia

O conteúdo, para ser mais humanizado, precisa ser sensível. Nós falamos sobre ter dados reais dos consumidores no item anterior, mas esses dados devem ser transformados em materiais empáticos, que se conectam com as emoções das pessoas. Ou seja, use as informações que você já tem para entregar um conteúdo relevante e que solucione as dúvidas e problemas do público de forma afetiva. 

3. Adote o Slow Content

Para ser humanizado, o conteúdo deve ser feito com qualidade, e não em quantidade. O termo Slow Content surgiu para nomear os materiais que são criados de forma mais leve, com mais pesquisa, sentimento e liberdade. Ou seja, quem adota o Slow Content, ou conteúdo lento se traduzirmos, passa a produzir menos, mas desenvolve melhor as ideias, deixando de entregar para o público aqueles materiais escritos na correria, de qualquer jeito.

4. Conte histórias

Sabe o que todo mundo adora? Uma boa história. Então, para deixar seu conteúdo humanizado, vale a pena investir em Storytelling e se conectar com os sentimentos do público. Storytelling é uma técnica para contar histórias em ações de Marketing, baseada em roteiros de filmes clássicos, despertando a atenção dos consumidores e fazendo com que eles engajem mais nos conteúdos. 

5. Mostre os valores da sua empresa

Outra forma de criar conteúdo humanizado é mostrando os valores da sua marca. Ter um posicionamento, hoje em dia, é essencial para que os consumidores se conectem com uma empresa — principalmente quando esses valores são os mesmos do público que acompanha. Por exemplo, conte sobre os projetos sociais ou ambientais que a sua organização apoia e participa, explique como e porque os seus produtos são veganos ou fale sobre os treinamentos oferecidos aos colaboradores. 

6. Apresente quem faz a sua marca

Falando um pouco mais sobre os colaboradores, mostrar que a marca é feita por pessoas reais é uma das formas mais legais de humanizar o conteúdo. Quando você mostra quem está no dia a dia da empresa, nem que seja no Story do Instagram, o público se identifica e compreende como algumas etapas do trabalho são realizadas — e isso fortalece o relacionamento. Você já reparou como vídeos de bastidores ou de produtos sendo embalados fazem sucesso entre os jovens? 

7. Acerte no tom de voz

Mais uma dica: saiba como se comunicar com seus consumidores. A linguagem que usamos é importante em qualquer relação do nosso dia a dia, certo? Então, ter o tom de voz correto para conversar com o público da sua marca também é parte essencial de um conteúdo humanizado. Descubra uma forma de deixar os clientes com vontade de conversar quando estiver entregando qualquer conteúdo da sua empresa. 

8. Não fale só de produtos ou serviços

Por fim, saiba que para o conteúdo ser humanizado você não pode ficar apenas falando da empresa, dos produtos, dos serviços ou de promoção. Tudo bem, o público gosta de promoção, mas ninguém vai ficar acompanhando a sua marca para receber somente esse tipo de informação. Você precisa também entreter e educar os seus consumidores, entregando conteúdos relevantes. Uma divisão bastante usada por criadores é: 20% de conteúdos sobre a empresa e seus produtos + 80% de conteúdos ligados ao segmento da marca, como dicas, pesquisas, interações, memes e mais. 

Criar conteúdo humanizado não é complicado — ainda mais agora que conferiu todas as nossas dicas. Você só precisa encontrar a melhor forma de se conectar genuinamente com seu público. Além disso, vale estender essa humanização para outros setores da sua empresa, como no atendimento pós-vendas, na decoração das lojas físicas e até mesmo na hora de fazer uma sessão de fotos: você pode escolher um casting bem diversificado, permitindo que mais pessoas se identifiquem com a sua marca. 

Vamos continuar essa conversa nas redes sociais? 

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